Plataforma auxilia produtores a comercializar a safra, assim como melhorar a interação entre empresas cerealistas, trandings e produtores agrícolas
Segundo uma pesquisa feita pela Revista Exame, o setor agro espera um aumento de produção de 10% e um crescimento de 0,6% do PIB nacional, em 2023. Isto deverá ocorrer por meio do incentivo às ações privadas, de investimentos no setor e da economia aquecida. No entanto, o maior desafio para 2023 será acumular esforços com o objetivo de continuar o desenvolvimento do agro tecnologicamente.” A ação que definirá o agronegócio brasileiro em 2023 é a de produtividade. Apesar dos fatores contextuais que estão gerando insegurança ao setor, como a Guerra na Ucrânia, a inflação e o novo governo, um grande cenário de oportunidades e desafios positivos também ganharão espaço, acreditam os produtores, e mesmo com problemas relacionados à logística, às questões ambientais e ao aumento do preço de insumos, ainda há a esperança de crescimento para este ano”, ressalva Cristian Dias, account manager do aplicativo MinhaSafra360, da plataforma Agroraiz360.
De acordo com o executivo, o mercado sulista rege grande influência no agro. “O sul do Brasil (RS, SC, PR) está entre as principais regiões do agronegócio brasileiro, em especial devido suas características, como solos férteis, clima favorável, capacidade produtiva, emprego de novas tecnologias, maquinários, formas de plantio, profissionalização, infraestrutura, logística, o que por consequência acaba levando à lucratividade, ao aumento de produção, diminuição de custos e às inovações”, pondera o account do MinhaSafra360.
Segundo Cristian, a rotina tecnológica no meio rural tem a capacidade de automatizar as atividades comuns ao dia a dia e oportunizar aos agricultores tarefas que os computadores ainda não executam, além de melhorar a produção econômica, aumentar a produtividade do agricultor, a pontualidade nas operações e na eficiência da comunicação entre o cerealista e produtores, bem como a qualidade dos produtos comercializados. “O uso da tecnologia no agro permite mitigar perdas e melhorar o rendimento, proporcionando a cadeia do agronegócio e melhores negociações”, revela o executivo.
Com o MinhaSafra360 não seria diferente. Cristian sugere o investimento tecnológico como o pontapé inicial para manter o desenvolvimento da solução, ao instigar a ascensão do setor agrário em 2023, e continuar sua evolução nos próximos anos. “Nossas análises, investimentos e entendimento de mercado são constantes, estão sempre buscando a melhoria da solução e, acima de tudo, alinhados com a experiência do usuário e o uso diário da solução dentro das empresas cerealistas e cooperativas, para que cada vez mais possa usufruir de uma solução feita e pensada por pessoas do agronegócio, alinhada com tecnologia de qualidade, inovações e resultados”, reitera o account, dizendo que, enquanto Agroraiz360, os investimentos feitos no desenvolvimento da solução MinhaSafra360 já somam mais de R$5 mi.
Conhecendo o MinhaSafra360
O aplicativo permite aos gestores a chance de gerir e acompanhar seus contratos, como compras, vendas e armazenagem, e ainda, alerta sobre a necessidade de melhorias, gestão e otimização da movimentação do que produz e recebe, bem como dos pontos que ainda precisam ser melhorados. Também apresenta a possibilidade de fazer com que funções como armazenar e acompanhar as entregas (compras), observar o que estiver em dia e o que ainda estiver em atraso sejam colocadas em prática, além de uma visão de 360º quanto à antecipação de problemas que possam surgir, possibilitando oportunizar seus negócios de maneira presente junto ao seu cliente/produtor.
Os benefícios da tecnologia para o meio rural na região Sul do Brasil
O executivo informa que a região Sul é considerada como zona estratégica do país quando o assunto é desenvolvimento rural e agrário. Mesmo diante dos momentos de instabilidade econômica, política e climática, o Brasil continua à frente como uma grande potência mundial na produção de alimentos e da produção de vários tipos de culturas. Apesar de a região Sul ser a menor região do país em área, seu cenário agrário é forte e inclui riquezas em produtos e tendências tecnológicas. A economia do Sul é dinâmica e dois de seus estados, Rio Grande do Sul e Paraná, estão entre os 5 principais exportadores agropecuários a nível nacional. Ambos ocupam a terceira e a quarta posição, respectivamente, o que torna o agronegócio um importante segmento da economia sulista. De acordo com uma pesquisa realizada pela MF Magazine, o Rio Grande do Sul produz em torno de 19 mi de toneladas de soja por ano, colocando a região Sul como a segunda região que mais produz soja no país, perdendo apenas para o Centro-Oeste. “São números expressivos que colocam a região Sul como um dos centros tecnológicos funcionais que impactam o mercado agrícola e consagram-se como uma vertente importantíssima no setor do agronegócio. A inovação de novas funcionalidades garante a eficiência dessa produção, melhorando a rastreabilidade, a sustentabilidade e a qualidade dos grãos e produtos comercializados”, complementa Cristian.
Tradings agrícolas
O executivo observa ainda que, grandes tradings agroalimentares, do setor agro corporativo, cujo intuito é produzir e comercializar grãos, estão possibilitando a dinamização do valor financeiro, da terra e dos recursos naturais por meio das inovações tecnológicas. Até mesmo os projetos de produção sustentável, reconhecidos hoje como “dinâmicas verdes”, mantêm o amparo da tecnologia como insumo imprescindível para a melhoria da colheita, do gerenciamento de safra e da comercialização dos grãos, sem agredir o meio ambiente. A inserção tecnológica de soluções facilitadoras é uma prática que pode ser encarada como alavanca para os investimentos financeiros das produções nos respectivos territórios do país. É um olhar diferente para as coisas da terra.
Cristian reitera afirmando que a rotina do agro não pode ser separada dos novos avanços tecnológicos, o que é considerado como um fator condicionante às aplicabilidades do MinhaSafra360 no dia a dia das tradings brasileiras. “nossa tecnologia está voltada para o atendimento de cerealistas, cooperativas, tradings e foi pensada por pessoas que a utilizam no dia a dia, que fazem parte do contexto do agronegócio e querem ser inseridas no universo tecnológico. A sustentabilidade da atividade agrícola, assegurada pelo desenvolvimento tecnológico, rege grande impacto sobre a produção de grãos e sobre os resultados que o produtor/cerealista responsável alcança. É um movimento irreversível das responsabilidades do campo, anteriormente praticadas apenas pelas mãos humanas, e que hoje gera resultados dobrados, graças aos implementos digitais”.
Em 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou que a produção agrícola atingirá 2,2% a mais de toneladas nos próximos anos, colocando o Brasil no patamar de aumento da produção de alimentos para atender as demandas globais. Este é um cenário positivo e que confirma a participação da tecnologia no meio rural como sendo de extrema importância ao crescimento das produções no país e das tendências para o setor, que podem ser encaradas lado a lado ao crescimento dos ecossistemas modernos de produção e acompanhamento de colheita e, consequentemente, da redução de custos. Softwares de gestão auxiliam o produtor rural com produção em grande escala e o monitoramento da colheita.
Informações entregues com mais precisão
Os novos modelos tecnológicos para atender o homem do campo vêm com a possibilidade de acompanhamento de informações assertivas e precisas, referentes ao universo de produção e mão-de-obra agrária, ofertando ao produtor tomadas de decisão pautadas em dados muito mais estratégicos, se comparados às épocas anteriores, quando havia o apoio apenas das mãos humanas para a resolução dos problemas e do alcance de resultados. O controle de estoque e de gastos e o monitoramento da produção, por exemplo, foram dois dos pontos amplamente atingidos pela inserção da evolução tecnológica no campo. São fatores que trazem um melhor desempenho e destinam investimentos aos setores do meio que mais necessitam, mitigando os custos por hora desnecessários. Cristian sugere que a cultura de grãos na região Sul do país está acompanhando ferreamente a rotina tecnológica planejada para o agro brasileiro. “O sul do Brasil, além de ser extremamente forte e conceituado em tecnologia, é pioneiro em buscar soluções que aumentam a produtividade, facilitam o trabalho diário, com tendência em buscar soluções que melhoram a gestão das empresas, proporcionam melhores negociações e diminuição de erros, o que acaba resultando em empresas mais saudáveis”.
O futuro do agronegócio é promissor e significativo, o que faz com que a garantia ininterrupta do funcionamento do país, em especial, da região Sul, seja uma importância que, sem sombra de dúvida, deve ser mesclada aos próximos investimentos tecnológicos no setor. “Acompanhar as tendências hoje é parte da rotina dos profissionais do agronegócio brasileiro, pois tudo o que ocorre na área tem impacto significativo na economia. O uso de tecnologias como o MinhaSafra360 gera impacto ao atuar dentro das empresas do agro de forma simples e eficiente, com a facilidade de uso da tecnologia em qualquer lugar do mundo, e a qualquer hora, tudo com um planejamento adequado, melhorando as tomadas de decisões”, finaliza o account.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.