No Rio Grande do Sul, onde tem faltado chuva, o começo do plantio está devagar, com os produtores à espera de mais umidade.
A área estimada para a safra 2022/23 de soja estava 46% plantada até quinta-feira (27) no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 12 pontos sobre os 34% de uma semana antes, mas indica atraso na comparação com os 52% do mesmo período do ano passado.
O tempo mais firme na semana passada favoreceu o avanço das plantadeiras, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, muito embora a semeadura ainda esteja em ritmo mais lento do que o normal nos dois estados devido ao excesso de umidade. No Rio Grande do Sul, onde tem faltado chuva, o começo do plantio está devagar, com os produtores à espera de mais umidade.
No Centro-Oeste e no Sudeste do país, as chuvas de primavera ainda não se regularizaram em algumas áreas e casos de necessidade de replantio continuam surgindo devido a falhas de germinação por falta de umidade em parte das lavouras.
Plantio de milho verão vai a 56%; previsão de frio acende alerta no Sul
O plantio da safra 2022/23 de milho verão alcançou na quinta-feira (27) 56% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 51% uma semana antes e 63% no mesmo período do ano passado.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
No Sudeste e em Goiás, a falta de chuvas regulares ainda dificulta o avanço das máquinas. No Sul, o alerta fica por conta da previsão de frio nos próximos dias em diversas áreas da região e para falta de chuva no Rio Grande do Sul.
Fonte: AgRural