Contudo, a previsão também mostra que, apesar do plantio de soja estar concluído no Paraná, os desafios persistem com previsão de chuvas nos próximos 30 dias; confira
O Paraná, atualmente o segundo maior produtor de soja no Brasil, concluiu praticamente todo o processo de plantio da oleaginosa no estado. Contudo, desafios surgem com as previsões meteorológicas para os próximos 30 dias.
A expectativa é de que o estado receba volumes de chuva em torno de 100 mm, insuficientes para o pleno desenvolvimento da cultura da soja, mas que devem contribuir para a umidade do solo. O município de Ponta Grossa, por exemplo, pode ter acumulados que superam os 100 mm, principalmente após o dia 10 de janeiro.
Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, a tendência é de que as chuvas se concentrem na faixa leste do estado. No extremo oeste, as precipitações são mais escassas, não ultrapassando os 60 mm nos próximos 30 dias. “Em Maracaju (MS), a chuva girará em torno de 85 mm“, destaca os especialistas.
Por outro lado, em Goiás, a notícia é positiva, com previsão de chuva distribuída ao longo de todo o estado. Em Cristalina, região leste goiana, a expectativa é de um final de dezembro e início de janeiro bastante chuvoso. Neste período e ao longo do mês de janeiro, mais de 250 mm de chuva são esperados, o que pode beneficiar significativamente as plantações de soja na região.
Os produtores permanecem atentos às condições climáticas, pois, embora as chuvas sejam bem-vindas, a quantidade ideal para o pleno desenvolvimento da soja pode ser crucial para o sucesso da safra.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.