Plantio de soja está lento em Goiatuba (GO) e atinge 85% da área

As lavouras vêm se desenvolvendo razoavelmente, apesar da falta de luminosidade causada pelos dias seguidos de precipitações.

O plantio de soja da safra 2024/25 em Goiatuba, no sul de Goiás, avança em ritmo mais lento, por conta dos seguidos dias de precipitações registrados na região, atingindo 85% dos 75 mil hectares previstos. Quem informa é a informa a Emater local.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho, entre o começo do mês até segunda-feira (11), os volumes de chuvas foram muito expressivos, em alguns dias ficando entre 70 milímetros e 100 milímetros. Em algumas lavouras foram registrados assoreamentos, por conta do excesso de precipitações.

O cenário da carne bovina após eleições norte-americanas

Alceu destaca que as lavouras vêm se desenvolvendo razoavelmente, apesar da falta de luminosidade causada pelos dias seguidos de precipitações. A soja plantada inicialmente está com mais de 30 dias e já na fase de floração. As demais se dividem entre as fases de crescimento vegetativo e germinação.

Como a chuva amenizou a partir de segunda-feira, alguns produtores retomaram os trabalhos de cultivo da soja, muito embora estejam previstos bons volumes de precipitações nos próximos dias. Outros já realizam os trabalhos culturais visando evitar o ataque de pragas e doenças nas lavouras. A expectativa é de que o plantio possa ser concluído ainda em novembro.

Se as condições de clima forem favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, a expectativa é de que o rendimento médio das lavouras de soja possa chegar a 3.600 quilos por hectare.

Levantamento de Safras & Mercado indica que o plantio da safra 2024/25 de soja em Goiás deverá ocupar 4,85 milhões de hectares. A área deve ser 2,1% maior frente aos 4,75 milhões de hectares plantados na safra 2023/24. Até 11 de outubro, o plantio no estado atingia 83% da área, contra 63% na semana passada e 52% no mesmo período de 2023. Já a média dos últimos cinco anos é de 60,6%.

A produção esperada para a safra de soja é de 18,531 milhões de toneladas em 2024/25, 7,1% acima das 17,298 milhões de toneladas obtidas em 2023/24. O rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.840 quilos por hectare, contra os 3.660 quilos por hectare colhidos no ano passado.

Fonte: Agência Safras

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM