As lavouras vêm se desenvolvendo razoavelmente, apesar da falta de luminosidade causada pelos dias seguidos de precipitações.
O plantio de soja da safra 2024/25 em Goiatuba, no sul de Goiás, avança em ritmo mais lento, por conta dos seguidos dias de precipitações registrados na região, atingindo 85% dos 75 mil hectares previstos. Quem informa é a informa a Emater local.
De acordo com o engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho, entre o começo do mês até segunda-feira (11), os volumes de chuvas foram muito expressivos, em alguns dias ficando entre 70 milímetros e 100 milímetros. Em algumas lavouras foram registrados assoreamentos, por conta do excesso de precipitações.
Alceu destaca que as lavouras vêm se desenvolvendo razoavelmente, apesar da falta de luminosidade causada pelos dias seguidos de precipitações. A soja plantada inicialmente está com mais de 30 dias e já na fase de floração. As demais se dividem entre as fases de crescimento vegetativo e germinação.
Como a chuva amenizou a partir de segunda-feira, alguns produtores retomaram os trabalhos de cultivo da soja, muito embora estejam previstos bons volumes de precipitações nos próximos dias. Outros já realizam os trabalhos culturais visando evitar o ataque de pragas e doenças nas lavouras. A expectativa é de que o plantio possa ser concluído ainda em novembro.
Se as condições de clima forem favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, a expectativa é de que o rendimento médio das lavouras de soja possa chegar a 3.600 quilos por hectare.
Levantamento de Safras & Mercado indica que o plantio da safra 2024/25 de soja em Goiás deverá ocupar 4,85 milhões de hectares. A área deve ser 2,1% maior frente aos 4,75 milhões de hectares plantados na safra 2023/24. Até 11 de outubro, o plantio no estado atingia 83% da área, contra 63% na semana passada e 52% no mesmo período de 2023. Já a média dos últimos cinco anos é de 60,6%.
A produção esperada para a safra de soja é de 18,531 milhões de toneladas em 2024/25, 7,1% acima das 17,298 milhões de toneladas obtidas em 2023/24. O rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.840 quilos por hectare, contra os 3.660 quilos por hectare colhidos no ano passado.
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- Plantio da soja no Paraná ultrapassa 90% de área das lavouras
- Vendas antecipadas da soja 24/25 em MT seguem abaixo da média histórica
- Confinamento de gado em Mato Grosso bate recorde com mais de 890 mil cabeças em 2024
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.