Plantio de soja em MT vai a 83% da área e bate média histórica

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio de soja em MT vai a 83% da área e supera média histórica

O plantio de soja 2020/21 em Mato Grosso atingiu nesta semana 83,24% da área projetada, avanço de quase 30 pontos percentuais em relação à semana anterior, disse nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Com isso, o ritmo dos trabalhos no Estado, que vinha sendo prejudicado pela seca, ultrapassou pela primeira vez na temporada a média histórica de cinco anos, que aponta para semeadura de 81,75% da área neste período.

Apesar disso, há mais lavouras em fases iniciais de desenvolvimento, considerando o amplo atraso aberto nas primeiras semanas de plantio em função da estiagem.

Na comparação com a safra 2019/20, os trabalhos seguem atrasados –no mesmo momento do ano anterior, a semeadura mato-grossense atingia 91,55% da área, segundo o Imea.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil.

Estimativa da Safra de Soja – 2020/21

A expectativa de área se mantém em 10,30 milhões de ha. Já a produtividade continua estimada em 58,03 sc/ha, valor 1,81% abaixo da última temporada. Apesar do atraso inicial da semeadura, os produtores aceleraram o cultivo nos últimos dias e as condições climáticas para os próximos meses ainda estão indefinidas. Com isso, a produção esperada continua em 35,87 milhões de toneladas, valor 1,31% acima da safra 19/20.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM