Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão à frente nos trabalhos de campo, com 98,7% e 98%, respectivamente, da área cultivada.
O plantio da safra brasileira de soja 2023/24 atingia 83,1% da área estimada no País no último sábado (2), informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. O desempenho corresponde a um avanço de 7,9 pontos porcentuais ante uma semana atrás. Há atraso, contudo, de 7,6 pontos porcentuais em relação a igual período do ano passado, quando 90,7% da área estava semeada. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão à frente nos trabalhos de campo, com 98,7% e 98%, respectivamente, da área cultivada, enquanto Piauí tem ritmo mais lento, com 92% das lavouras implantadas.
Já o plantio de milho verão do ciclo 2023/24 alcançava 60% da área estimada para o Brasil até o sábado, segundo a Conab, 11,2 pontos porcentuais atrás do reportado no período equivalente da temporada anterior. Os trabalhos avançaram 5 pontos porcentuais ante a última semana. A implantação das lavouras acelerou na Região Sul, alcançando 99% da área no Paraná e em Santa Catarina e 81% no Rio Grande do Sul.
A colheita de trigo do ciclo 2023 avançou 2 pontos porcentuais ante a semana anterior, para 98,5% da área prevista. No período equivalente de 2022, o Brasil havia colhido 96,5% cereal. No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, 98% das lavouras já foram colhidas.
A Conab informou, ainda, que o plantio das lavouras de feijão da safra 2023/24 alcançou 49,8%, avanço de 4,1 pontos porcentuais na semana, mas 12,5 pontos porcentuais atrás de igual período do ano passado. No Paraná, um dos maiores produtores do cereal, 99% das lavouras foram implantadas.
A semeadura das lavouras de arroz 2023/24 está 3,9 pontos porcentuais atrasadas na comparação entre as safras, alcançando 80% da área prevista no País no último sábado, avanço de 4,9 pontos porcentuais em uma semana. Santa Catarina concluiu o plantio do cereal, enquanto o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção do País, tem 89% da área cultivada.
Fonte: Agência Safras
Veja mais:
- Inovação: número de startups do agronegócio cresce 15% no Brasil
- Etanol/Cepea: indicadores recuam no encerramento de novembro
- Conheça o gado selvagem que vive em castelo mal assombrado
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.