A semeadura superou a área da semana passada, com a maioria das lavouras em boas condições e em diferentes estágios de desenvolvimento.
O plantio da safra de soja 2024/25 no Paraná alcançou 92% de área das lavouras, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná. Na semana anterior, a cobertura estava em 85%, o que comprova um ritmo acelerado nas atividades de semeadura.
Segundo a Safras & Mercado, a estimativa é de que a área total destinada ao cultivo do grão nesta safra atinja 5,805 milhões de hectares, ligeiramente superior aos 5,785 milhões de hectares da safra anterior (2023/24). Se confirmada, a produção para o Paraná deverá somar 22,399 milhões de toneladas, um aumento de 21% em comparação com a safra passada.
Condições das lavouras
O Deral destaca que 99% das lavouras estão em boas condições, com apenas 1% em situação média, uma leve queda em relação à semana anterior, quando todas as lavouras estavam classificadas como boas. As plantas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento: 8% das lavouras estão na fase de germinação, 72% em crescimento vegetativo e 20% em floração. Em comparação com a semana anterior, houve uma redução na área em germinação (16%) e um aumento nas lavouras em floração (4%).
Expectativa para a safra
A expectativa para a produtividade da soja na safra 2024/25 é de 3.858 quilos por hectare, um aumento de cerca de 21% em relação à safra 2023/24. Esse otimismo é sustentado pelas boas condições climáticas até o momento e pelo avanço acelerado do plantio, que favorece o desenvolvimento saudável e uniforme das lavouras.
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- Região da Canastra oficializa mais um município produtor de queijo Minas Artesanal; saiba qual
- Agronegócio e segurança do trabalho: A perícia técnica como escudo contra riscos e perdas milionárias
- Maior exportador do Sul, Paraná mandou produtos para 214 mercados em 2024
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.