Consultoria estima que 34% dos campos dedicados à cultura estão semeados, acima dos 20% da mesma época do passado e os 18% de média dos últimos cinco anos.
O levantamento semanal realizado pela consultoria AgRural constatou que o plantio da soja safra 2018/2019 de soja chegou na quinta-feira (18) a 34% da área prevista para o Brasil. O avanço nesta semana foi de 14 pontos percentuais em uma semana.
Segundo a consultoria, o ritmo dos trabalhos supera os 20% de um ano atrás e os 18% da média de cinco anos. “Esses 34% garantem à safra 2018/2019 sua manutenção no posto de plantio mais acelerado, à frente dos 28% plantados até a mesma data da safra 2016/2017.”
- Brasil pode colher novo recorde de 121 milhões de toneladas de soja
- Brasil pode importar quantidade histórica de soja dos EUA
- De janeiro a agosto 80% da exportação de soja vai para China
No balanço por estado, a AgRural relata o rápido avanço do plantio foi puxado por Mato Grosso, que assumiu a dianteira, saltando de 34% para 62%, ante 27% há um ano e 26% na média de cinco anos. “Apesar do ritmo acelerado dos trabalhos, a distribuição das chuvas ainda deixa a desejar no estado, com bons volumes em algumas e regiões e acumulados ainda abaixo da média em outros.”
No Paraná, que antes liderava o ritmo do plantio brasileiro, os trabalhos perderam fôlego, devido à continuidade das chuvas acima da média, diz a AgRural. Segundo a consultoria, 48% da área estava plantada até quinta-feira, contra 40% uma semana antes, 53% no ano passado e 44% na média de cinco anos. “No oeste, que começa antes, o plantio já está praticamente finalizado, mas os produtores estão preocupados porque a umidade dificulta os primeiros tratos culturais.”
Adaptado Revista Globo Rural