Plantio intercalar de feijão-de-porco com culturas perenes controla plantas daninhas e pragas, além de ser considerado um excelente produtor de biomassa.
O feijão-de-porco é uma leguminosa com crescimento inicial e fechamento rápido, indicada no controle de plantas daninhas, principalmente a tiririca, além da função de adubo verde – fixa em média 80 kg/ha de nitrogênio no solo. Devido ao seu porte baixo e ao fato de não ser trepadora, recomenda-se cultivá-la nas entrelinhas de milho e culturas perenes, como citros, café e uva, entre dezembro e fevereiro.
A leguminosa é indicada também para atrair ácaros das culturas da uva e mamão, ajudando no seu manejo. O feijão-de-porco é plantado ao longo da linha das culturas principais e hospeda o ácaro, que é controlado com defensivos, evitando a aplicação direta do acaricida nas plantas e nos frutos, explica o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti.
- Super Sorgo forrageiro: ótima opção forrageira
- Forragem para o gado leiteiro tem pegada orgânica
- Conheça opção para adubar pastagens e fazer silagem
- Consórcio pode aumentar em até 30% produção
- Leguminosa pode ser utilizada como banco de proteína no inverno
- Plantar feijão-de-porco controla plantas daninhas e pragas
- Adubo verde: Retorno econômico de até 500%
- Sorgo forrageiro gigante é ótima fonte de energia
O feijão-de-porco também é considerado um excelente produtor de biomassa e apresenta os seguintes benefícios: reduz o número de capinas e/ou a aplicação de herbicidas e diminui a necessidade de adubação química e da utilização de defensivos em geral.
A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de feijão-de-porco e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.