Balanço dos programas e linhas de financiamento da Desenvolve SP voltados para o agro foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (08/02).
A reunião teve como objetivo estudar a criação de novas linhas de financiamento. Além de traçar um plano estratégico de divulgação para que os programas da Desenvolve SP alcancem um número maior de pequenos e médios produtores.
Para o secretário de Agricultura, Antonio Junqueira é primordial que os recursos financeiros cheguem à ponta da cadeia produtiva do setor.
“Ainda tem prefeituras que não conhecem as linhas de financiamento do Estado. Por isso, a importância de se levar essas informações diretamente ao produtor, disse o secretário.
Junqueira ressaltou ainda a relevância que as feiras e os eventos conseguem propagar com os programas e ações para todos os elos que envolvem a agricultura.
José Luís Fontes, coordenador de Relações Institucionais da SAA falou sobre a conectividade no campo e que as linhas de financiamento para área rural poderiam beneficiar não somente o produtor, mas também o caminhoneiro que trafega pela região. Fontes enalteceu o programa Rotas Rurais e sugeriu a possibilidade de viabilizar uma linha de crédito para este programa.
No encontro, também foi demonstrado todo o balanço positivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), sendo que o Desenvolve SP é o agente financeiro do fundo, que é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher, o chefe de Gabinete da SAA; Ricardo Lorenzini; e o secretário executivo do FEAP, Francisco Martins. Pela Desenvolve SP, Ricardo Brito, presidente da instituição; Rafael Bergamaschi, gerente; Vanessa De Vito, coordenadora; e Antônia Lenhart, diretora de fomento e negócio.