Planilha serve como instrumento, aos produtores e técnicos, de diagnóstico e de auxílio na tomada de decisão nos estabelecimentos rurais dedicados à produção de leite.
O pesquisador Vinicius Lampert realizou, nesta quinta-feira (31/08), durante a 46ª Expointer, a palestra PSP Leite – Ferramenta de gestão da produção de leite. Entre os temas abordados, estão o cálculo do custo de produção; desempenho zootécnico do rebanho; indicadores produtivos da propriedade; e lucro por hectare e renda da família. A apresentação aconteceu durante o evento 2º Prêmio Referência Leiteira, na Casa da Indústria de Laticínios, realizado através de promoção do Sindilat/RS, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
A Planilha de Sistematização da Produção (Nova PSP) é uma ferramenta desenvolvida para compreender o funcionamento dos sistemas produtivos em unidades de produção familiar com atividade leiteira, através do controle de dados produtivos e econômicos da propriedade familiar. Serve como instrumento, aos produtores e técnicos, de diagnóstico e de auxílio na tomada de decisão nos estabelecimentos rurais dedicados à produção de leite.
Desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS) e Emater/RS-Ascar, no âmbito da Rede Leite, a nova PSP busca oferecer uma estratégia de controle sistematizado da propriedade. Elaborada em uma planilha do Excel, a Nova PSP está organizada em 12 abas, com os seguintes componentes: Dados de Cadastro da Propriedade Rural; Solo; Rebanho; Alimentação; Produção; Mão-de-obra; Despesas com os cultivos; Despesas com animais; Investimentos; Outras despesas; Resultados; e Resumo.
Como benefícios e diferenciais, a Nova PSP é uma ferramenta simplificada, de fácil preenchimento, que permite uma abordagem sistêmica da atividade de produção de leite. Com foco na realidade da agricultura familiar, possibilita, ainda, a geração de indicadores econômicos e produtivos sobre sistemas de produção de leite, auxiliando no controle de custos e receitas.
Ferramenta de Apoio no Diagnóstico e Intervenção em Unidades de Produção Familiar com Atividade Leiteira – Acesse a planilha clicando aqui.
Rede Leite
A Nova PSP foi desenvolvida no âmbito de trabalho da Rede Leite, programa de pesquisa-desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores.
A Rede pode ser considerada uma estratégia de apoio ao desenvolvimento baseada no método de Pesquisa-Desenvolvimento, ou seja, busca-se produzir novos conhecimentos de forma coletiva e coerente com as condições socioprodutivas dos agroecossistemas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.