“Trabalhar com alimento é uma grande responsabilidade e eu gostaria de trabalhar com o melhor índice de qualidade que puder alcançar”.
O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou com a participação de Fernanda Bacelar, produtora da Bacelar Agroleite, que relatou sua transição da profissão de publicitária para produtora e os desafios da produção de leite.
A maternidade e os Insigths para a vida
Fernanda iniciou o programa contando sobre sua carreira na publicidade e que, ao se tornar mãe, veio a ideia de partir para a produção de leite. “A maternidade traz consigo alguns insigths para a vida e a gente passa a enxergar a vida com outro foco e outros propósitos. Foi aí que eu resolvi procurar um novo propósito para minha vida e casou com o fato de meu pai tomar frente da propriedade da família e dar a ideia de iniciarmos com a leiteria”, contou.
Após dois anos do surgimento da ideia, financiamentos e projetos concluídos, a leiteria ficou pronta. Fernanda deixou a profissão para se dedicar integralmente ao negócio do leite.
Planejamento e conhecimento foram essenciais para fazer dar certo
Sem muito conhecimento a respeito da atividade, Fernanda ressaltou a importância de planejar estrategicamente cada passo. “Como não entendíamos nada sobre o negócio, contratamos uma consultoria para nos ajudar”, relatou ela sobre a implementação física da leiteria.
Estudar e se atualizar sobre o setor é crucial na atividade leiteira. “Trabalhar com alimento é uma grande responsabilidade e eu gostaria de trabalhar com o melhor índice de qualidade que puder alcançar”, citou Fernanda ao contar que foi estudar e se dedicar para aprender sobre o leite e tudo que o permeia.
Após seis anos de operação, a propriedade está com uma estrutura para 400 animais em lactação e plantel de 800 animais. Fernanda conta que somente agora tem um equilíbrio no negócio. “Agora que eu posso fazer escolhas mais estratégicas para melhorar o negócio, estou em um novo momento”, falou Fernanda.
O programa completo ainda contou com papo sobre escalabilidade, crescimento de produção, pontos relevantes sobre a produção de leite por outras perspectivas.