Durante a programação, o técnico demonstrou o aumento em 326% na área produtiva de uma propriedade atendida durante os últimos quatro anos, bem como o incremento em 131% na produtividade de outra propriedade, atingindo um índice de 10,27 kg de peixe/m².
Na última semana (30/10), foram avaliados os excelentes resultados obtidos pela turma de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Piscicultura de Massaranduba. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local.
O grupo teve início em outubro de 2022, com a participação de 28 propriedades rurais da região que passaram a receber o acompanhamento especializado do técnico Gustavo Rauh.
O evento que marcou a avaliação dos resultados contou com a presença do supervisor técnico Gerson Cunha, que em sua apresentação destacou os índices alcançados pela ATeG no estado e do presidente do Sindicato Rural de Massaranduba Jonas Morch, que parabenizou a equipe pelas excelentes conquistas e colocou o Sindicato Rural à disposição de todos.
Durante a programação, o técnico demonstrou o aumento em 326% na área produtiva de uma propriedade atendida durante os últimos quatro anos, bem como o incremento em 131% na produtividade de outra propriedade, atingindo um índice de 10,27 kg de peixe/m².
Em relação à média de alguns índices técnicos e econômicos alcançados pelo grupo, observou-se que o custo operacional efetivo médio ficou em R$ 6,56 por quilo de peixe, o peso médio de comercialização atingiu 925g, a margem bruta foi de 29% e a margem bruta por área atingiu R$12,70/m². Na ocasião os produtores agradeceram ao Sistema Faesc/Senar/Sindicato pela oportunidade.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde sua criação em 2016, a ATeG tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento e aprimoramento da cadeia produtiva da piscicultura. “Essa avaliação positiva demonstra que estamos no caminho certo, incentivando o desenvolvimento e a sustentabilidade das propriedades rurais de Santa Catarina. Resultados como esses comprovam o impacto da Assistência Técnica e Gerencial em nossas cadeias produtivas, elevando a eficiência e a competitividade do setor“, enfatizou o dirigente.
ATEG PISCICULTURA
A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Criada em 2016, a ATeG na área de piscicultura atendeu 597 propriedades em 63 municípios catarinenses.
VEJA TAMBÉM:
- Conheça um dos cavalos mais poderosos do mundo, o Bretão
- Conheça a maior mineradora de calcário agrícola do Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.