Melhor prato do mundo: Picanha brasileira fica em 2º lugar

Prato brasileiro disputou com 100 outras comidas tradicionais; Outro prato brasileiro que obteve destaque no levantamento foi a vaca atolada

A picanha brasileira conquistou o segundo lugar em um ranking com as 100 melhores comidas tradicionais do mundo, o Tasteatlas Awards 2022. Dados do governo federal mostram que o país produz 9,7 milhões de toneladas de carne bovina e exporta 25% da produção. Outro prato brasileiro que obteve destaque no levantamento foi a vaca atolada, comida típica caipira que ficou em 29º no ranking. O prato sul mato-grossense é composto por uma combinação de carne bovina e mandioca.

picanha brasileira - segundo lugar
Foto: Reprodução/site

O restaurante responsável por servir a picanha brasileira foi a Casa da Picanha Penedo que fica em Itatiaia no Rio de Janeiro. A casa diz, em suas redes sociais, que é especialista em carnes nobres na Parrilla, e carnes assadas na brasa, além de truta, fondues e vinhos, em espaço rústico e familiar com parque infantil. O preço também é atraente, segundo informes publicitários, o churrasco misto para duas pessoas saí por apenas R$ 119,00.

Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério do Turismo, o pescado brasileiro também se posicionou bem na premiação, com a moqueca em 49º lugar no Tasteatlas Awards 2022. O prato normalmente é feito com camarão e peixes como badejo, robalo, dourado e cação.

O último prato brasileiro a aparecer no levantamento é o feijão tropeiro, típico em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A comida mistura feijão, carne seca, toucinho e farinha de mandioca ou de milho.

Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que a gastronomia é o terceiro principal motivo da realização de viagens em todo o planeta.

Picanha brasileira

A picanha é um corte legitimamente brasileiro e um dos preferidos no país. Uma das histórias de como surgiu a picanha diz que em um rodízio de uma churrascaria em São Paulo, veio uma peça inteira de alcatra com miolo, picanha, maminha, tudo junto. Localizada na parte traseira, onde fica descansando entre o lombo ea do boi, logo após o termo do coxa contra filé, temos o alcatra, colado com a maminha e a picanha. Cada boi possui duas picanhas, uma de cada lado.

Por que a picanha se chama assim?

A história mais difundida conta que o nome teria se originado em um restaurante de São Paulo, na década de 1950. Após provar o corte, o neto do conde Matarazzo, Baby Pignatari, teria perguntado o que era e que sabor era aquele. O churrasqueiro do local, argentino, respondeu em espanhol picanã, como era chamada a ponta da vara que cutucava os bois na altura da anca, região da qual é retirada a peça.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM