“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, afirmou.
A produção de gado no Piauí tende a dobrar a quantidade cabeças. Atualmente, o estado tem um total de 2 milhões de animais. Para o governador Rafael Fonteles, é possível que esse número chegue 4 milhões com o planejamento que envolve reconhecimento da qualidade do gado e a instalação de industrias do setor no estado.
O Piauí conseguiu o reconhecimento nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de área livre da febre aftosa sem vacinação, o que é considerado um avanço para a agropecuária do estado. Rafael Fonteles projetou que o objetivo agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025.
O governador analisa que somado a isso tem o lançamento da pedra fundamental de frigoríficos em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um empreendimento de laticínios em Cristino Castro, que juntos irão estimular a produção.
“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, afirmou.
Campanha de vacinação
A última campanha de vacinação contra a aftosa no Piauí foi lançada nesta segunda-feira (1º) na sede da Fazenda JM, na zona rural de Teresina. A meta da Secretária de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) é imunizar os R$ 2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril.
“Sempre buscamos uma meta acima do que o Ministério da Agricultura determina. Foi estabelecido 90%, nós chegamos na última a 97,3%. Queremos chegar a 100%, afinal, é a última etapa de vacinação do Piauí”, disse o secretário Fábio Abreu.
Em virtude do avanço da classificação sanitária do Piauí, o prazo estabelecido não poderá ser prorrogado. A partir do primeiro dia de maio está proibido o armazenamento, distribuição e comercialização de vacinas contra a aftosa no estado.
ℹ️ Conteúdo publicado por Anna Laura sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Estudo com 1 milhão de vacas revela: a beleza impacta o lucro? Descubra como a Conformação de Milhões aumenta a produtividade e a longevidade do rebanho.
Continue Reading Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Uma política para o campo e para o bem viver
Como o Brasil reverteu o desmonte das políticas agrárias, reduziu a violência no campo e ampliou o crédito para quem produz a comida do brasileiro.
Continue Reading Uma política para o campo e para o bem viver
Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
Pasto, feno ou grãos? Entenda como os americanos alimentam o gado para enfrentar o inverno e garantir o marmoreio da carne. Confira a análise completa
Continue Reading Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Com técnicas simples e inovação local, a China reduziu as tempestades de areia e criou agricultura de baixo consumo de água e um gigante parque solar.
Continue Reading China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Ranking Matopiba: Os 8 municípios da fronteira agrícola que mais valorizaram nos últimos meses
Levantamento cruza dados de valor de produção do IBGE com análises de mercado para revelar onde o hectare virou “ouro” na nova fronteira agrícola.
Touro 5/8 vs 3/4: Qual entrega o melhor resultado na vaca meio-sangue?
Touro 5/8 vs 3/4? Entenda como usar a “regra de compensação” para corrigir o rebanho, garantir rusticidade e atingir o Puro Sintético no Girolando.
Continue Reading Touro 5/8 vs 3/4: Qual entrega o melhor resultado na vaca meio-sangue?





