Petrobras inicia operação em unidade que amplia capacidade de produção de diesel-S-10

O aumento da produção de diesel S-10 será possível graças à otimização do parque de refino, ajustando o perfil de produção da Revap.

A Petrobras informa que a Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), iniciou no final de dezembro a operação de sua Unidade de Hidrotratamento (HDT) após receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A modernização da unidade permitirá ampliar em aproximadamente 80% a produção de diesel S-10 da refinaria, combustível de baixo teor de enxofre, fundamental para a redução de emissões e atendimento às demandas do mercado.

O aumento da produção de diesel S-10 será possível graças à otimização do parque de refino, ajustando o perfil de produção da Revap. Isso significa que parte da capacidade anteriormente destinada ao diesel S-500 será realocada para a produção de diesel S-10, em resposta à demanda crescente por combustíveis mais limpos.

Uso de alga marinha como bioestimulante cresce na cafeicultura e contribui para ganhos de produtividade

A expansão da capacidade é resultado de um amplo revamp da HDT, que incluiu modernização tecnológica, integração de novos sistemas e melhorias na eficiência e confiabilidade operacional. Todos os testes e etapas de comissionamento foram concluídos antes da liberação regulatória.

“O início da operação da HDT modernizada representa um marco importante para a Revap. O projeto reforça nosso compromisso com eficiência, sustentabilidade e oferta de combustíveis de alta qualidade. A expansão do diesel S-10 garante capacidade de atender às demandas atuais e futuras com segurança e confiabilidade”, afirma Alexandre Coelho Cavalcanti, gerente geral da refinaria.

O diesel S-10, por apresentar teor significativamente reduzido de enxofre, contribui para menores emissões de poluentes locais e maior durabilidade de motores modernos, atendendo a padrões ambientais cada vez mais rigorosos.

Relevância da refinaria

A Revap possui capacidade de processamento de até 252 mil barris de petróleo por dia e responde por cerca de 14% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria também se destaca na produção de querosene de aviação, atendendo aproximadamente 75% da demanda do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de produzir gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP) para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo.

Fonte: Safras News

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM