País é o segundo que mais vende o produto aos norte-americanos. Para o ministro Carlos Fávaro, desburocratização não significa falta de controle.
Os Estados Unidos deixaram de exigir do Brasil a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para o setor de piscicultura, o que deve acelerar a exportação de pescados do país.
A informação foi divulgada em nota nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Brasil é o segundo país que mais vende pescados aos norte-americanos. Segundo dados do Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, da PeixeBr, associação que reúne o setor de pescados no país, a exportação de pescados do Brasil aumentou 72% no segundo trimestre em comparação ao primeiro trimestre deste ano.
O acumulado neste semestre foi de US$ 23,7 milhões, que representa 96% do valor total exportado em 2023. O principal produto é a tilápia, que representa 92% do montante total, sendo que 87% deste volume tem como destino os Estados Unidos.
Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o fato de os norte-americanos decidirem deixar de exigir o CSI para o Brasil reflete uma confiança no controle sanitário do país.
“Essa desburocratização do processo de exportação não significa a falta de controle, é o contrário, os empresários brasileiros vão seguir as regras da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, o que vai simplificando, desburocratizando o processo e aumentando a competitividade do setor”.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Fazendeiro é encontrado morto com marcas de tiros em Pacajá
- Para a CNA, PL do material genético animal traz avanços ao setor
- PF deflagra a Operação Trapaça para reprimir fraudes em processos de crédito rural
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.