Neste ano, até a segunda semana de janeiro, foi exportado 66,4 mil toneladas de carne bovina in natura, com uma média diária de 9,5 mil toneladas.
Os preços da arroba do boi gordo subiram em todo o Brasil nos primeiros dias de janeiro (figura 1). O escoamento da produção no final do ano superou as expectativas, resultando em uma maior procura por boiadas para atender à composição das escalas desde o começo do ano. Para a ponta vendedora, a pressão está reduzida. As chuvas regulares e as pastagens em boas condições permitem que os pecuaristas administrem o ritmo das vendas.
Para a ponta compradora, após o impulso gerado pelas festividades de fim de ano é esperado um ritmo mais lento nas vendas de carne. Esse cenário é devido às despesas adicionais como o IPVA e IPTU, matrícula e compra de material escolar, além, do pagamento dos gastos de fim do ano. Sem contar o período de férias escolares.
Em dezembro, o Brasil exportou 202 mil toneladas de carne bovina in natura. Apesar de ser o menor volume mensal exportado no segundo semestre, esse foi o segundo maior volume registrado em um mês de dezembro, ficando atrás apenas de dezembro de 2023. A recuperação nos embarques foi impulsionada nas duas últimas semanas do mês.
Figura 1. Comparação semana a semana da cotação média do boi gordo em São Paulo, em R$/@.
Neste ano, até a segunda semana de janeiro, foi exportado 66,4 mil toneladas de carne bovina in natura, com uma média diária de 9,5 mil toneladas. Esse volume representa um aumento de 14,9% na média diária em relação ao mesmo período de 2024. O preço médio por tonelada atingiu US$5,1 mil, alta de 11,8%, na comparação feita ano a ano, enquanto o faturamento cresceu 28,5%.
No curto prazo, os preços do boi gordo devem seguir firmes. Para exportação, um ponto de atenção é o anúncio feito pelo governo chinês em 27/12, que iniciou uma investigação sobre as importações de carne bovina devido ao excesso de oferta e aos preços internos em queda (dumping).
Fonte: Scot Consultoria
VEJA TAMBÉM:
- Guerra fiscal: Ameaças de tarifas de Trump levam UE a se preparar
- Alerta: Ciclone, chuva de 100 mm e frente fria nesta semana; veja as áreas mais afetadas
- TikTok restaura serviço nos EUA após postagem de Trump; veja
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.