‘Grande perigo’: Inmet emite alerta de temperatura extrema para 263 cidades; Maioria dos municípios afetados são do estado do Mato Grosso, mas localidades em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão atingidas. Veja previsão para final de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temperaturas extremas (“grande perigo”) para 263 cidades do país, a maioria delas concentradas no estado do Mato Grosso, além de outras em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. O órgão ainda afirma que outros estados do país estão sob alerta de “perigo”: Acre, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo.
O aviso vale das 18h01 desta sexta-feira (20) até as 18h da próxima segunda (23). Estão incluídas áreas do Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As temperaturas nessas localidades devem ficar 5 °C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, trazendo riscos à saúde de pessoas e animais.
O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta por conta da onda de calor, que representa risco à saúde por poder elevar a temperatura 5°C acima do esperado para essa época do ano. O aviso do Inmet tem validade até o domingo.
A faixa de calor mais intenso neste fim de semana se estende desde a região central do Mato Grosso, passa pelo Tocantins, e chega à região Nordeste. As temperaturas elevadas também serão sentidas em Palmas e Teresina (38°C de máxima). Das demais capitais da região, no entanto, apenas Salvador (31°C) e São Luís (33°C) também superam a marca dos 30°C no sábado. No domingo, Teresina pode marcar 37°C.
No Sudeste, o tempo abafado vem acompanhado de pancadas de chuvas que devem continuar ao longo do final de semana. Na cidade do Rio, as máximas não passam dos 25°C, ficando acima apenas de Florianópolis (22°C) e Curitiba (21°C), na região Sul, e de São Paulo (21°C). Todas estas capitais deverão ter céu nublado e chuva fraca ao longo de todo o sábado, com pancadas de chuvas durante o dia.
Em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 44°C, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Campo Grande a chuva vem com mais intensidade e acompanhada de raios, mas as máximas não superam os 35°C. A previsão é a mesma para Goiânia, que terá máxima de 36°C, e para Brasília, com máxima de 31°C.
Na região Norte, as temperaturas serão altas em todas as capitais. No sábado, Macapá, com máxima de 34°C, Belém e Rio Branco, 35°C, serão as cidades em que o calor será menos intenso. Boa Vista pode registrar 37°C no domingo.

Fim de semana com muito calor em todo o País
Confira as áreas incluídas no alerta da onda de calor por estado
Mato Grosso
- centro-sul
- nordeste
- norte
- sudeste
- sudoeste
Mato Grosso do Sul
- leste
- centro-norte
- Pantanal
- sudoeste
Rondônia
- leste
- Madeira-Guaporé
Pará
- sudoeste
- sudeste
Tocantins
- porção ocidental
Goiás
- norte
- sul
- noroeste
- centro
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama






