
Inmet emite alerta para chuvas de até 50 mm/dia, ventos de 60 km/h risco de granizo em diversos estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo na manhã desta segunda-feira (24), informando a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes em diversas partes do país. De acordo com o aviso, as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm por hora , podendo atingir até 50 mm ao longo do dia . Também há previsão de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e risco de queda de granizo .
Estados sob risco de tempestades
A previsão indica que a instabilidade atmosférica afetará, principalmente, os estados das regiões Sul e Centro-Oeste , abrangendo áreas como:
- Santa Catarina : Oeste Catarinense, Serrana e Sul Catarinense;
- Rio Grande do Sul : Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste, Nordeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e Sudoeste do estado;
- Paraná : Oeste, Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul e Centro Ocidental Paranaense;
- Mato Grosso do Sul : Sudoeste e região dos Pantanais.
Outras áreas sob atenção

Além das regiões mencionadas, o alerta também se estende aos estados do Norte e Centro-Oeste , bem como parte do Nordeste. Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Tocantins estão na lista de áreas suscetíveis a chuvas intensas. O aviso também inclui Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Piauí .

Recomendações de segurança
Diante da previsão de ventos fortes e tempestades, o Inmet orienta a população a evitar a permanência sob árvores devido ao risco de descargas elétricas e quedas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou ao ar livre. Se possível, os aparelhos eletrônicos devem ser desconectados das tomadas para evitar danos causados por oscilações na rede elétrica.

Em caso de emergências, a população pode buscar mais informações e solicitar ajuda pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Conheça o Porco Moura, raça do Paraná que produz carne vermelha igual de boi
- Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.