Perdas na soja do Rio Grande do Sul chegam a 2,4 milhões de toneladas

A projeção de 2,4 milhões de toneladas perdidas no Rio Grande do Sul devido às enchentes foi feita com parâmetros conservadores.

Na segunda-feira, 13, a consultoria Pátria AgroNegócios divulgou uma estimativa para a safra de soja do Brasil em 2023/24, fixando-a em 142,82 milhões de toneladas, com a consideração de uma perda de 2,4 milhões de toneladas na produção do Rio Grande do Sul.

Essa diminuição na produção gaúcha foi parcialmente compensada por ajustes positivos em outros estados, resultando em uma redução de apenas 360 mil toneladas na safra nacional em comparação com o levantamento anterior.

Silo-Bolsa torna-se um dos grandes aliados para armazenagem de grãos

Matheus Pereira, diretor da consultoria, destacou um leve aumento na produtividade observada na Bahia, Maranhão e Piauí, contrastando com a queda acentuada na produção do Rio Grande do Sul, que registrou uma perda de mais de 2,4 milhões de toneladas em relação ao potencial produtivo inicial.

Ele enfatizou que a projeção de 2,4 milhões de toneladas perdidas no Rio Grande do Sul devido às enchentes foi feita com parâmetros conservadores, considerando as inundações como o fator de maior impacto, embora também tenha mencionado que o padrão chuvoso na região tem levado a reduções na qualidade da safra, mesmo em áreas não afetadas pelas enchentes, devido às chuvas intensas que impossibilitam a colheita de soja já madura, resultando em uma redução global na qualidade do produto.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM