Acredita-se que os peixes tenham saído de lagos de um pesqueiro, que teriam transbordado, devido ao estrondoso volume das águas.
Um alagamento de grandes proporções foi registrado na cidade de Itaporã (MS). Fato semelhante já havia sido registrado há quatro anos, e voltou a acontecer agora, em 2023. Em cerca de quatro horas, foram registrados impressionantes 160 milímetros de chuva, acumulados por conta de tromba d’água que atingiu o município – no final da tarde da última segunda-feira, dia 27. De acordo com a prefeitura, foram pelo menos 150 milímetros de precipitação em meia hora.
Pelos bairros da cidade – situada a 234 km de Campo Grande – casas foram invadidas pela enxurrada e as ruas do perímetro urbano ficaram alagadas. Estradas da zona rural e lavouras também foram inundadas. Moradores gravaram vídeos, nos quais foi possível ver vários trechos alagados, móveis no meio da água e, inclusive, peixes nadando em uma lavoura – numa região que fica entre a cidade e o distrito de Montese. Acredita-se que os peixes tenham saído de lagos de um pesqueiro, que teriam transbordado, devido ao estrondoso volume das águas.
O sistema de escoamento de águas pluviais da cidade, de acordo com a prefeitura, teria capacidade para absorver chuva de 40 a 50 mm. Entretanto, como a chuva acabou sendo três vezes maior que essa capacidade, a vazão não comportou. Foi registrado, ainda, grande quantidade de água jorrando quase meio metro para cima de um bueiro no meio da rua.
Os estragos foram diversos, sobretudo na zona rural, onde os maiores estragos foram nas estradas, as quais tiveram o cascalhamento levado pela enxurrada; assim como nas áreas de produção de pequenos agricultores. Conforme a assessoria da prefeitura, equipes de todas as secretarias foram às ruas, levantando os estragos do temporal.
A tromba d’água alagou diversas casas e estradas. Conforme informações da prefeitura, foram 150 milímetros em meia hora; equipes ainda fazem levantamento dos estragos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.