Pedro Lupion é reeleito para presidência da FPA

O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) e o senador Jaime Bagatolli (PL-RO) serão os 2º vice-presidentes da FPA na Câmara e no Senado, respectivamente.

O deputado Pedro Lupion (PP-PR) foi reeleito como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o biênio 2025-2027. O anúncio foi feito em reunião nesta terça-feira, 03, na sede da frente em Brasília. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi reeleito como vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, enquanto a Senadora Tereza Cristina (PP-MS) será a vice-presidente no Senado. 

O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) e o senador Jaime Bagatolli (PL-RO) serão os 2º vice-presidentes da FPA na Câmara e no Senado, respectivamente.

Novembro foi marcado por forte alta nos preços dos bovinos para reposição

Na ocasião, os parlamentares se reuniram com o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), para apresentar a pauta prioritária da FPA.

O presidente reeleito Pedro Lupion elencou os pontos que seguem como prioridade da bancada, já discutidos previamente com o deputado Hugo Motta, entre eles o projeto de lei de reciprocidade ambiental, o pacote anti-invasão, a Reforma Tributária, a COP 30, tecnologia e produtividade agrícola, transição energética, taxas e controle de fiscalização ambiental, combate a incêndios, seguro e crédito rural, estatuto do produtor rural, entre outros. “Por meio dessa pauta, da entrega desses compromissos, a FPA formaliza o apoio ao futuro presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta”, formalizou Lupion.

Durante coletiva de imprensa, o deputado Hugo Motta, que é membro da FPA, disse que, se eleito, será possível manter a sinergia entre Câmara, Senado e governo e defender os interesses do agronegócio. “Nós vamos buscar o próximo presidente do Senado, que deve ser o senador Davi Alcolumbre (União-AP), para ter essa sinergia combinada, para ter tanto os interesses da Câmara, quanto do Senado andando nas duas Casas”, estimou o deputado. 

COP 30 é uma oportunidade

Sobre a realização da COP 30 no Brasil em 2025, o deputado Hugo Motta disse que, apesar da pressão internacional sobre a sustentabilidade no agro brasileiro, o evento também representa uma oportunidade de demonstrar que o Código Florestal brasileiro é um dos mais avançados do mundo. 

“É uma oportunidade de mostrar que o Brasil preserva as suas florestas, se preocupa com a sustentabilidade, e que alimentamos uma grande parcela do mundo. O mundo tem receio do avanço do agro no Brasil por uma questão de competitividade”, destacou o deputado.

Invasões de terras

Com os recentes casos de invasões de terras no país, um dos pontos prioritários da FPA é o pacote de leis que tramita no Congresso Nacional para combater os crimes de ocupação ilegal de propriedades rurais. 

Durante a coletiva, o presidente da FPA Pedro Lupion comentou sobre duas invasões de terra que aconteceram nesta terça-feira, 03, no Rio Grande do Sul e no Pará. “A invasão no Rio Grande do Sul beira ao ridículo. É uma fazenda extremamente produtiva e premiada. É um protesto político. Nunca foi por reforma agrária, sempre foi por política e posicionamento ideológico”, avaliou.

Segundo Lupion, o atual presidente da Câmara Arthur Lira mantém o compromisso de aprovar as pautas do pacote anti-invasão na Casa, bem como o candidato ao cargo, deputado Hugo Motta. 

As principais matérias sobre o tema são o PL 8262/17, que está pronto para a votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, com relatoria do deputado Zucco (PL/RS), e o PL 709/2023, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL/MS), que foi aprovado na Câmara em maio de 2024 e aguarda apreciação no Senado.

PL da Reciprocidade Ambiental

Diante da crise provocada pelo boicote às carnes do Mercosul, incluindo as do Brasil, anunciado em meados de novembro pelo Carrefour na França, o Congresso Nacional se uniu para defender os interesses do agronegócio brasileiro. Para isso, as duas Casas devem votar o PL da Reciprocidade Ambiental (PL 1406/2024), que tem apoio do setor e do atual presidente da Câmara, Arthur Lira. 

O requerimento de urgência para que a proposta siga para o Plenário da Câmara foi aprovado na semana passada. “Aproveitamos um momento de erro estratégico dos franceses para fazer com que nosso projeto andasse. Não dá pra admitir posicionamentos políticos e comerciais que nós tivemos na semana passada”, ressaltou Lupion. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM