Crime no campo tem aumentando demais; Na calada da noite, em poucas horas, os bandidos levaram 20 cabeças – um prejuízo superior a R$ 250 mil.
Na última segunda-feira, foi mostrado que o crime de roubo de gado está explodindo pelo interior do Brasil. Com os preços subindo, os bandidos tem roubado os animais para venda em açougues clandestinos e sem fiscalização. Diante disso, para se proteger, quem vive no campo, está apostando em tecnologia, vigilância armada e solidariedade entre os donos.
Câmeras no pasto, nos corredores, próximas a cerca e até no silo. Uma propriedade rural de quase 500 hectares, em Pouso Alegre (MG), é vigiada 24 horas por dia. O medo é da ação de bandidos.
A propriedade no extremo sul de Minas Gerais já foi alvo de ladrões de gado seis vezes no período de 3 anos. Cansado de tanto prejuízo, produtor rural investiu 30 mil reais em câmeras de segurança para monitorar toda a área.
A 190 km dali, outro produtor tem uma criação de gado das raças Nelore e Tabapuã, duas das mais valorizadas no mercado. Na calada da noite, em poucas horas, os bandidos levaram 20 cabeças – um prejuízo superior a R$ 250 mil.
Com a tranquilidade no campo, o fazendeiro nunca pensou em investir em segurança. Agora, decidiu que não dá pra ficar sossegado sem o monitoramento eletrônico na sua fazenda.
A comunicação virou a arma de proteção para os produtores rurais aqui em Turvolândia, no sul de Minas. Funcionários das propriedades trocam mensagens por celular assim que percebem alguma atitude suspeita. Quando isso acontece, a patrulha rural é acionada. As dificuldades para a polícia são a grande extensão da área e as diversas rotas de fuga na região.
- Cavalos sentem seu medo pelo cheiro — e isso pode mudar tudo na hora de montar
- Peru habilita primeiros estabelecimentos brasileiros para exportação de farinhas bovinas e hemoderivados de bovinos e suínos
- UE diz estar pronta para implementar acordo provisório com Mercosul
- Lula diz que “falta vergonha na cara” a quem defende dono do Master
- AFBF: prejuízo no campo deve persistir em 2026 nos EUA, mesmo com ajuda federal
No Rio Grande do Sul, um dos estados preferidos das quadrilhas, são 15 casos por dia, em média. Só 6% dos crimes terminam com os bandidos na cadeia. Como última solução, muitos fazendeiros tem apelado para vigilâncias armadas para proteger o gado.
Fique ligado em nosso canal e veja qual o destino do gado roubado e como a polícia tem agido para tentar conter o avanço do furto de gado nas áreas rurais do País.
Com informações do Jornal da Band