Segundo o Serviço Florestal do Texas, cinco incêndios permaneciam ativos, localizados no norte do estado do Texas, localizado no sul dos Estados Unidos
O Texas, no sul dos Estados Unidos, enfrenta o maior incêndio florestal de sua história, que já provocou duas mortes, e os bombeiros têm dificuldade em controlar, um desastre que o presidente Joe Biden atribuiu aos efeitos das mudanças climáticas. Segundo o Serviço Florestal do Texas, cinco focos de incêndio permaneciam “ativos”, cinco deles no norte do estado, na região conhecida como Panhandle, próxima às divisas com Oklahoma e Novo México. Um sexto foco foi declarado no leste do estado.
O maior foco, chamado “Smokehouse Creek”, devastava nesta quinta cerca de 435.000 hectares, com apenas “3%” de sua extensão contida e afetando também parte do estado vizinho de Oklahoma.
Trata-se do maior incêndio florestal registrado na história do Texas, superando o “East Amarillo Complex”, que em março de 2006 consumiu 371.000 hectares, de acordo com números oficiais. Outro incêndio no Panhandle nesta quinta, o “687 Reamer”, de 800 hectares, se estendeu para a área de Smokehouse Creek.
O Serviço Florestal do Texas esperava ter mais sorte no combate às chamas, graças às condições favoráveis do restante inverno nesta região, com chuva e neve caindo em algumas áreas afetadas.
“A atividade dos incêndios não será tão resistente aos esforços de extinção em comparação com segunda e terça-feira”, afirmou o serviço na rede social Twitter.
As previsões para o fim de semana são de tempo seco e quente, além de ventos, um coquetel propício à propagação das chamas, o que significa que os bombeiros lutam contra o tempo.
Sem precedentes
Outros 10 incêndios, no norte, nordeste e leste do Texas, estavam contidos (queimando, mas sem avançar), totalizando 23. Uma dezena já estava sob controle e foi retirada da lista. O último relatório do Serviço Florestal informava um total de 509.800 hectares devastados.
Uma mulher de 44 anos morreu depois que o veículo que ela dirigia foi cercado pelas chamas do Smokehouse Creek na terça-feira. Ela foi resgatada e levada para um hospital, mas morreu pouco depois, segundo um funcionário do Departamento de Segurança Pública do Texas.
Na cidade de Stinnett, próxima ao maior incêndio, foi encontrado o corpo de uma mulher de 83 anos, informou na quarta-feira à emissora ABC Deidra Thomas, porta-voz do Gerenciamento de Emergências do condado de Hutchinson, ao qual pertencem cidades afetadas como Stinnett, Borger e Fritch.
Ela especificou que, em Stinnett, cerca de 20 imóveis foram destruídos pelo fogo. Os administradores da fazenda Turkey Track informaram que perderam 80% de sua propriedade de 32.000 hectares, perto da área do maior incêndio.
“Acreditamos que a perda de gado, plantações e vida selvagem, assim como outras infraestruturas em nossa propriedade, e em outras fazendas e casas na região, não tem paralelo em nossa história”, afirmaram em um comunicado.
Doações de feno, ração, suprimentos para cercas, ração para vacas e substitutos do leite são necessárias para apoiar os proprietários de gado afetados pelos incêndios devastadores que devastaram fazendas em grande parte do Texas Panhandle.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.