Agropecuária do estado de São Paulo sofre tentativa de golpe através de e-mail falso, estelionatários estão cada vez mais sofisticados
O Boitel Ribas Agropecuária de Guarantã/SP (região de Lins, Bauru, Marília) sofreu uma tentativa de golpe na última semana e resolvemos, em acordo com o pecuarista, informar o produtor rural para que fique atento à essas ameaças que acabam acontecendo com bastante frequência.
A tentativa de estelionato chegou através do e-mail comercial da empresa, eles enviaram uma mensagem cobrando 10 frascos de Ivermectiva LA (medicamento bastante usado entre pecuaristas) em nome de Terra Brasil Agronegócios (nome fantasia) e Hercules Ferreira Bueno – ME (nome da empresa). Fazendo uma busca rápida pela internet encontramos os dados da empresa:
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Não para por aí, o nível de sofisticação dos estelionatários é surpreendente, enviaram também uma cópia (montada e falsificada) com assinatura do produtor rural, dizendo que tínhamos recebido esse produto é que não tínhamos feito o pagamento que tinha prazo de 120 dias para pagamento. Anexaram também um documento de registro no SPC Serasa e diziam que iriam negativar o nome do pecuarista se não fosse pago até às 15h do dia em questão.
Suspeite e fique alerta
O pecuarista, que tem um nível gerencial grande foi checar a veracidade das informações junto ao seu sistema de gestão e conferir se realmente tinha feito a compra do produto.
“Meu funcionário solicitou que enviasse esses documentos por e-mail e liguei de volta no telefone que tinha na mensagem do e-mail. Uma homem atendeu, sem falar que era da loja, então falei que estava errado aquilo, que era uma falsificação e que iríamos entrar com ação civil e criminal por falsidade ideológica e ele me respondeu que iria mandar pro Serasa mesmo assim” conta José Roberto Ribas Filho.
Depois de mais algumas análises, verificação dos documentos enviados, consultas do CNPJ junto à Receita Federal o pecuarista constatou várias irregularidades, principalmente o CNPJ baixado na receita (indica fechamento da empresa). Ainda sim, ele tentou ligar novamente e ninguém mais o atendeu.
Fique atento produtor rural, sempre desconfie de cobranças que não fazem sentido e pareçam estranhas, sempre tenha uma gestão de suas contas, pois se não tiver provavelmente caíra em fraudes assim.