Fazendeiro flagrou caçadores não autorizados abatendo javali em Nova Andradina, no interior da sua propriedade; A lei só permite a caça com autorização do Ibama e do dono do terreno.
O proprietário de uma fazenda localizada na MS-141, km 30, procurou a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina neste sábado (4), onde denunciou uma dupla que caçava javalis em sua propriedade. Sendo assim, o pecuarista denuncia abate de javali em sua propriedade, polícia procura os caçadores!
O fazendeiro, de 37 anos, disse na 1ª Delegacia de Polícia, ter encontrado os dois, por volta das 9h no interior de sua propriedade. Segundo a ocorrência, o fazendeiro se deparou, em sua propriedade, com dois invasores que estavam caçando com o uso de armas de fogo e cães.
Lembramos que a caça do Javali é permitida em todo território nacional, porém deve seguir os critérios estabelecidos por lei. Defendemos a caça e controle desses animais, mas não deve ser feita de forma ilegal.Compre Rural
Os caçadores abateram um javali selvagem na propriedade e no confronto com o animal um dos cães de caça dos invasores foi ferido e morto pelo porco.
O proprietário rural solicitou aos invasores que se retirassem do local, eles saíram, mas em seguida retornaram para pegar o javali abatido.
O fazendeiro anotou a placa dos veículos usados pelos caçadores e reteve a chave de um carro, sendo entregue na Delegacia. Ele também apresentou filmagens do local e dos autores.
Apreensão das chaves do carro
Em determinado momento, o proprietário da fazenda, que estaria acompanhado de um integrante da família, reteve as chaves do um dos veículos usados pelos caçadores.
- Javaporcos causam destruição de 5% da safra em região de Mato Grosso
- Mega operação cumpre mandado em suposto criatório de Javalis; Vídeo
- Inovação faz iscas para abate javalis sem colocar outras espécies em risco
- Javali aparece sendo devorado por predador no Brasil
- Como treinar cães para caçar javalis; Vídeo
As chaves foram entregues na 1ª Delegacia de Polícia, ao agente de plantão. Os dois veículos tiveram as placas identificadas e apresentadas na Delegacia, para pedido de providências.
Acusados foram identificados
O fazendeiro conseguiu identificar os dois acusados da caça ilegal. Sendo eles, um sitiante, morador no bairro Laranjal e o funcionário de uma loja que atua na revenda de produtos agrícolas, com sede em Nova Andradina..
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia, como Violação de Domicílio e praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestre, domésticos ou domesticados ou exóticos.
Compre Rural com informações do Valedoivinhemagora