Titular da Marca OB, pecuarista, economista e ex-diretor da ABCZ, Ovídio Carlos de Brito deixará um grande legado a pecuária brasileira
Morreu nesta quarta-feira (10), o pecuarista e economista Ovídio Carlos de Brito, 76 anos. Ovídio Carlos de Brito era reconhecido como um dos mais experientes e talentosos criadores de zebu do país. Ex-diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Brito foi pioneiro na seleção de Nelore Mocho no Brasil e dedicou sua vida ao aprimoramento genético das raças Brahman e Nelore.
“A Marca OB tem a difícil missão de informar o falecimento do SR. Ovídio Carlos de Brito nesta quarta-feira, 10 de maio. A todos aqueles que tiveram a oportunidade única e abençoada de conviver com o Sr. Ovídio ao longo desse trajetória, que fique como legado o seu entusiasmo e dedicação para o desenvolvimento da pecuária nacional através do seu olhar diferenciado, das sábias palavras, da humildade e perseverança de sempre buscar conhecimento e excelência em sua atividade e sua convicção de que, sempre, juntos somos mais fortes.” – A Marca OB publicou em suas redes sociais.
Ovídio Carlos era reconhecido como um dos mais experientes e talentosos criadores de Zebu do país. Criador pioneiro na seleção de Nelore Mocho no Brasil, dedicou a vida também ao aprimoramento genético das raças Brahman e Nelore. A frente do Grupo OB (Fazenda Guaporé) apoiou e investiu em pesquisas que contribuíram para o desenvolvimento da pecuária zebuína brasileira.
“O agronegócio brasileiro perde um de seus grandes representantes. Ovídio Carlos se dedicou como poucos para o sucesso do Zebu e da pecuária brasileira. Ele deixa um importante legado para o setor e será lembrado como um exemplo de excelência e perseverança”, declarou Gabriel Garcia Cid, Presidente da ABCZ.
Membro do quadro de associados da ABCZ há várias décadas, Ovídio Carlos também foi presidente da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e, na década de 1990, fundou o Fundepec (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo).
Segundo os amigos, Ovídio Carlos também será lembrado como um homem que deixou bons exemplos. “Ovídio Carlos deixa um vazio no coração daqueles que o conheceram, mas seu legado perdurará como inspiração para as futuras gerações. Sua educação, carisma, conhecimento e amor permanecerão como um exemplo a ser seguido”, lamenta o Gerente Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, com quem Ovídio Carlos trabalhou durante 15 anos na Fundepec.
O ex-Presidente da ABCZ, Manoel Carlos Barbosa, também lamentou o falecimento de Ovídio Carlos. “Perde a ABCZ e a pecuária brasileira uma de suas maiores lideranças”.
“Abençoado é aquele que sonha, idealiza, constrói e deixa um legado duradouro para as gerações seguintes. Aprendemos e continuaremos a aprender sempre com este trabalho a frente de nosso tempo. O reconhecimento dos Amigos pelo seu legado só reforça nosso orgulho de trilhar juntos esta estrada que o senhor sonhou, idealizou e construiu. Obrigado, Sr Ovídio.” – Colaboradores da Marca OB.
A ANCP também manifestou-se através de comunicado:
Com 75 anos de seleção das raças Nelore Mocho e Brahman, a Marca OB foi uma das primeiras fazendas associadas da ANCP, com matrícula de número 47. Ao longo dos anos, Sr. Ovídio apoiou e investiu em estudos que contribuíram para a pecuária nacional, inclusive disponibilizando o seu plantel para as pesquisas da entidade.
O criatório foi pioneiro nas coletas de informações por ultrassonografia para a qualidade da carcaça, o que viabilizou a confecção das primeiras DEPs pela ANCP para a característica. Além disso, contribuiu para a avaliação da qualidade da carne em bovinos Nelore e Brahman, com estudos sobre a maciez da carne, em colaboração com a Embrapa Cerrados, Universidade da Califórnia e ANCP, relacionando-a as linhagens da raça Nelore.
Inclusive algumas homenagens já fora registradas nas redes sociais.
“Adeus, amigo. Foi embora muito cedo, tendo deixado uma enorme contribuição para a pecuária brasileira. Sempre criativo e bem humorado. Nunca criticou nenhuma pessoa. Honesto, correto, modesto, sempre ouviu muito mais do que falou.” Carlos Viacava – Nelore Mocho.
“Perda irreparável. Ele é um dos formidáveis pecuaristas brasileiros, homem que fez história com raríssima competência. Deixa um legado de respeito e leva, de todos nós, a admiração e o reconhecimento pela sua notável e exemplar trajetória. Nosso sincero pesar.” – Maurício Velloso, pecuarista.
“Tive o privilégio de conviver por mais de 30 anos com Ovídio Carlos e toda a família Brito. Buscando sempre inovar e estar à frente de seu tempo, Ovídio Carlos de Brito, titular da Marca OB, sempre apoiou e investiu em pesquisas que contribuíram muito para a pecuária nacional. Para citar apenas alguns exemplos, ele foi pioneiro nas coletas de informações por ultrassonografia para a qualidade da carcaça, viabilizando assim a confecção das primeiras DEPs pela ANCP. Além disso, contribuiu para a avaliação da qualidade da carne em bovinos Nelore e Brahman, realizando estudos pioneiros sobre a maciez da carne em colaboração com a Embrapa Cerrados, Universidade da Califórnia e ANCP, relacionando-a às linhagens da raça Nelore. Também realizou pesquisas sobre o caráter Mocho em bovinos Nelore, em colaboração com a ANCP, além de desenvolver métodos para estimar o peso ao nascer por meio de fitas de medida direta, entre outras inúmeras inovações. Fica uma imensa saudade da perda irreparável do meu amigo Ovídio. Tenho certeza de que a família saberá honrar e dar continuidade ao seu legado. Que Deus o acolha, companheiro!” – pesquisador da Embrapa Cerrados e vice-presidente da ANCP.
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil solidariza-se com os familiares e amigos de Ovídio Carlos de Brito, que nos deixou hoje. Presidente da ACNB de 1986 a 1992, criador com uma trajetória fantástica e proprietário da marca OB, o Sr. Ovídio é um personagem de destaque na história da pecuária brasileira. Humildade, firmeza, convicção e paixão pelo Nelore e pelo Nelore Mocho são marcas do sr. Ovídio que ficarão para sempre em nossa lembrança.
Ovídio Carlos se despede deixando a esposa Rosinha Brito, os filhos Francisco, Joana, Júlia e Ovídio, além de grandes admiradores e amigos.
O velório acontece nesta quinta-feira (11) das 8h às 11h no Memorial Parque Paulista – Rua Suécia 56, Embu das Artes – São Paulo). A cerimônia de cremação será reservada aos familiares.