Zebu Fértil lamenta a perda de grande reprodutor Angus, destaque absoluto no cruzamento industrial; TE05 DON LABORO é produtor de altíssimas taxas de prenhez e bezerros excepcionais
“Nos despedimos hoje (20/06) com enorme tristeza, de um dos touros mais importantes da nossa bateria, Recalada TE05 DON LABORO, que revolucionou o Angus nacional e contribuiu para o aumento significativo do desempenho dos animais cruzados na pecuária brasileira e paraguaia. Foram mais de 200 mil doses produzidas” – lamentou nas redes sociais a Central Zebu Fértil.
A empresa também agradeceu o Dr. Dimas Rocha por ter descoberto o animal, e que acreditou e propiciou trabalhar tão intensamente com DON LABORO. “Agradecemos também a Cabanha Recalada, CRIO Central Genética Bovina, clientes e parceiros por confiar em nosso trabalho e nos permitir fazer parte do legado desse grande touro. Descanse em paz Campeão!” – disse a empresa na publicação.
DON LABORO era simplesmente um fenômeno, o mais destacado touro Angus da atualidade em coleta no Brasil. Sua produção é espetacularmente dócil, homogênea e muito pesada. Pode ser ser usado em diferentes sistemas de produção, performando sempre acima da média de norte a sul do país, e também no Paraguai. Seus altos índices de prenhez em IATF o colocaram na cabeceira das listas de touros de centenas de fazendas e prestadores de serviço em reprodução bovina em mais de 19 estados brasileiros.
Recalada TE05 Boca Negra Duty 9001 DON LABORO [Registro: HBB 0206111], nascido em 05/12/2016, pesou já adulto cerca de 1.080 quilos, tinha incríveis 46 centímetros de perímetro escrotal. Touro produzia filhos de elevado ganho de peso, com carcaça moderna, grande e larga. DEPs extremadas para características de desempenho, indicado para sistemas intensivos de produção, muito fértil produziu mais de 200 mil doses de sêmen e figurava sempre como um dos campeões de venda da central.
Segundo informações obtidas pelo CompreRural, o animal, estava alojado na CRIO Central Genética Bovina, em Cachoeira do Sul (RS), sofreu um acidente ofídico – quadro de envenenamento decorrente de picada de serpentes – na semana das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Desde então eles tentaram salvar o animal, mas nesta quinta-feira (20) o animal veio a óbito.
Touro foi um divisor de águas para a central
Ney conta que DON LABORO marcou o início de uma nova era para Zebu Fértil, onde tudo parecia um intervalo na escuridão em 2019 por conta de mudanças na operação da empresa que deixava de ser representante comercial para andar exclusivamente com suas próprias pernas e se tornar uma central de fornecimento de genética superior.
“Falando sobre um touro em particular, ele nasceu em 2016 e, antes de completar dois anos, já era um grande destaque na safra. Ele foi comprado em um leilão da Recalada, e na ocasião, o Dr. Dimas Rocha estava presente, destacando-se dentro do que procurávamos para um projeto de teste de fertilidade de jovens reprodutores. Estávamos focados em cruzamentos de Nelore com outros bovinos, com objetivo para exportação ao Paraguai” – nos confessou Ney Conti, Diretor Técnico e Gestão da Zebu Fértil.
Ney relembra que em dezembro de 2018 já congelou as primeiras doses de sêmen, e começaram a usá-lo no início de 2019. A primeira exportação de sêmen para o Paraguai ocorreu no segundo semestre de 2019, marcando o início do trabalho independente da empresa, de bandeira própria consolidando-se como uma central de genética.
O touro se destacou pelos índices de desempenho genético, tornando-se o ‘carro chefe da empresa’, terminando 2019 com cerca de 25 mil doses comercializadas. Em 2020, ele continuou produzindo sêmen de excelente qualidade com índices de prenhez altíssimos. Os primeiros produtos começaram a nascer e destacar em praticamente todos as fazendas que utilizaram sua genética, selando sua posição de destaque no cenário nacional.
A foto – abaixo – ilustra bem o sucesso do reprodutor, Ney segurando um ‘troféu’, para celebrar as 150 mil doses de sêmen produzidas pelo monstro chamado Recalada TE05 DON LABORO. Número foi alcançado em abril de 2023.
Ele é um touro de genética americana, mas nascido e criado no Brasil, comprovando ser um grande reprodutor quando os primeiros filhos foram abatidos em 2021. Esses filhos demonstraram uma homogeneidade impressionante e alto rendimento de carcaça, destacando-se na Agropecuária CEDRON de Anastácio, no Mato Grosso do Sul. “Percebi que seria um touro que daria um enorme contribuição para a nossa Pecuária já nos primeiros abates, os animais sendo abatidos entre 11 e 12 meses com altíssimo rendimento, acabamento de carcaça impecável” – ressaltou Ney.
Desempenho no cruzamento industrial
Em algumas publicações é possível constatar que Novilhas F1 Angus, com genética Zebu Fértil – especialmente de DON LABORO – alcançando impressionantes 53,66% de rendimento e peso robusto com quase 17@ aos 16 meses, equivalente ao peso de machos. “Com essa combinação única não apenas eleva a qualidade, mas também enche os bolsos dos nossos clientes de prosperidade” – ressaltou Ney.
Ney reforça que desde o dia que o touro deu entrada na central de coleta até o dia do acidente ele coletou sêmen praticamente todas as semanas, sem excessão. “São raros touros com essa qualidade, podemos colocar nessa prateleira: Backup, REM USP, Lítio AJ e outros touros que atingiram marcas expressivas de produção de sêmen em curto espaço de tempo” – confessou Ney.
Devido ao seu desempenho, ele foi considerado um destaque absoluto da bateria de touros da central, um dos principais touros Angus do mercado brasileiro e paraguaio. No ano passado, ele produziu uma quantidade enorme de sêmen, vendendo muito bem, o que resultou em um estoque reduzido, atualmente em torno de sete a oito mil doses.
Sua perda é sentida profundamente, dado o impacto positivo que ele teve na nossa pecuária e na história da Zebu Fértil, especialmente na entrega de qualidade e credibilidade no mercado que esse touro nos proporcionou.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.