Reprodutor da raça Gir Leiteiro foi líder de vendas por anos consecutivos na pasta de Leite Zebu; animal já comercializou mais de 110 mil doses de sêmen, e carrega em sua linhagem os raçadores consagrados Radar e Sansão
A maior central de melhoramento genético da América Latina, CRV Lagoa, anunciou nesta quarta-feira (06) o falecimento do reprodutor da raça Gir Leiteiro Lipe FIV F. Mutum (MUT 2094). “É com grande pesar que comunicamos o falecimento do touro Lipe FIV F. Mutum, um dos maiores ícones da nossa genética de Gir Leiteiro. O falecimento do touro representa uma grande perda para a genética leiteira brasileira, mas seu legado permanecerá vivo na qualidade de sua progênie e na confiança que conquistou ao longo dos anos” – disse em comunicado.
Lipe FIV F. Mutum (Fardo FIV F. Mutum X Fécula TE F. Mutum) foi líder de vendas por anos consecutivos na pasta de Leite Zebu, consolidando-se como um verdadeiro referencial de qualidade e produtividade. Ele foi premiado com o Paleta de Ouro, tendo comercializado mais de 110 mil doses de sêmen, tanto no Brasil quanto no exterior, contribuindo de maneira significativa para o avanço da genética do Gir Leiteiro e da raça Girolando.
Seu pai, Fardo FIV F. Mutum, foi um dos maiores e mais valorizados touros da história do Gir Leiteiro. Em 2017 o reprodutor teve 50% das suas cotas vendidas por R$ 1,05 milhão no 3º Mutum Weekend.
Ele foi o primeiro reprodutor jovem da raça a comercializar, ainda em teste de progênie, produziu 131.483 doses entre 2008 e 2015, sendo 107.697 de sêmen convencional e 23.786 de sêmen sexado de fêmea. O reprodutor é filho da Dengosa e seu pai é nada mais nada menos que Radar dos Poções, ícone da tradicional seleção mineira de Gir Leiteiro dos Poções.
Quando Fardo morreu em novembro de 2017, todos diziam que seu sucessor seria Lipe. “O touro já tem um sucessor definido: seu filho Lipe FIV F. Mutum. Filho da grande matriarca Fécula FIV F. Mutum, com produção acima dos 16.000 kg de leite, o reprodutor é destaque na bateria de touros jovens da CRV Lagoa. Como o seu pai, Lipe vem se destacando pela qualidade de seus aprumos, temperamento, e produzindo filhas de muita qualidade quanto a conformação e força leiteira” – dizia as publicações na época.
Lipe também é filho de uma das principais vacas leiteiras do país. A matriarca Fécula TE F. Mutum é filha de CA Sansão e irmã de Dengoso FIV Kubera, chegou a ser avaliada em mais de R$ 2 milhões. Esse pedigree é impressionante. As irmãs de Fécula também são diferenciadas. Com certeza essa genética contribui muito para o melhoramento produtivo desse país.
Além disso, Lipe FIV F. Mutum deixou um legado de filhas e filhos de alto desempenho, cujas características de produção e conformação de úberes de excelente qualidade são destaque no mercado. Suas filhas se tornaram referências em diversas propriedades, levando a genética da CRV Lagoa a novos patamares de excelência.
“Agradecemos profundamente a confiança de nossos consultores e clientes na genética da CRV Lagoa, e em especial à Fazenda Mutum, pela sólida parceria ao longo dos anos. Lipe FIV F. Mutum será sempre lembrado como um dos grandes pilares da nossa história, deixando um legado duradouro na genética do Gir Leiteiro e na qualidade do leite brasileiro” – finalizou a Central em nota.
Fazenda Mutum
A história da Fazenda Mutum começa no ano de 1970, em Alexania, município de Goiás, quando foi adquirida pelo Sr. Leonídio Ferreira Gomes e iniciou sua atividades com gado leiteiro, com vacas cruzadas, mais ou menos 70 cabeças de Gir leiteiro que serviam de base para fazer o Girolando. Atividade que por muitos anos foi tocada dessa forma.
A criação no início pode ter sido tímida, mas com o tempo, após 28 anos de dedicação, foi a vez de optar pela seleção de elite com o Gir leiteiro PO, dando um passo grande que mais tarde o tornaria o respeitado e desejado sufixo Mutum.
O ano 2.000 foi marcado pelo nascimento do primeiro produto Mutum, a Dengosa TE Mutum, que em 2004 já mostrou a que veio e sagrou-se a Grande Campeã Nacional. Um gosto da vitória que não ficou só neste animal. Seu Leo aprendeu direitinho e agarrou firme á fórmula mágica, fazendo de sua marca o plantel mais premiado no Ranking da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.
A Fazenda Mutum fez oito Grandes Campeãs Nacionais sucessivas. Em 2008 com a Condessa, em 2009 com a Fase, em 2010 foi a vez da Gatinha, em 2011 a Fécula, 2012 campeã com a Filipina, 2013 novamente a Fécula (Bi Campeã), IT em 2014, e mais uma vitória com a Filipina em 2015.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.