Associação de criadores de Simental comunica o falecimento do Dr. Paulo Procopiak de Aguiar; pecuarista era um grande entusiasta da raça no Brasil
A associação de criadores da raça Simental e Simbrasil comunicou na manhã dessa segunda-feira (03) e falecimento do Dr. Paulo Procopiak de Aguiar, um grande pecuarista que dedicou seu tempo para o desenvolvimento da raça Simental de dupla aptidão de alta qualidade no Brasil. Confira o comunicado:
É com tristeza que a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) comunica o falecimento do Dr. Paulo Procopiak de Aguiar ocorrido no último dia 30, nosso amigo e associado número 2207, da Fazenda Campo Alegre – Ponta Grossa – PR. Uma grande perda para a pecuária brasileira e para a raça Simental. Nosso sentimento aos familiares e amigos.
Dr. Paulo era proprietário da Fazenda Campo Alegre, sediada em Ponta Grossa, no Planalto Paranaense da região dos Campos Gerais. O criador desenvolvia a genética Simental ao longo dos últimos 30 anos. Ao longo dos últimos anos o pecuarista recebeu inúmeros prêmios da associação da raça bem como animais em destaque pelo país.
Sobre a raça Simental
Com mais de cem anos de seleção no Brasil e a segunda maior raça no mundo, a raça Simental é reconhecida pelos benefícios para a qualidade de carne e ganho de carcaça no cruzamento industrial, porém, cresce também no Brasil o interesse por animais leiteiros, provenientes de famílias com produção comprovada.
Isso é possível, pois em sua origem, o Simental é reconhecido por sua dupla-aptidão, sendo que por sua facilidade de adaptação, atendeu a diferentes objetivos de seleção sendo alguns mais focados nas qualidades leiteiras e outros na carne.
No Brasil, o interesse pelo leite, cresce devido às qualidades apresentadas pelos animais que na maioria são de origem europeia. Seja pelo gado puro, de linhagem leiteira, ou pelo cruzamento com o Holandês, formando o Simlandês.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.