Ele estava caçando no momento em que atirou na vítima; Funcionário confunde patrão com javali e mata produtor rural com tiro de espingarda.
Após ser confundido com um javali pelo funcionário, de 26 anos, o produtor rural de 53 anos foi morto a tiro em Caarapó. O rapaz que caçava com uma espingarda calibre 12, disse a Polícia que atirou sem intenção no empregador.
Os javalis (Sus scrofa) são animais invasores e extremamente nocivos ao meio ambiente. Eles causam danos ao gado, plantações, florestas, nascentes e ameaçam a existência das espécies nativas, que são mortas ou expulsas do seu habitat. É um animal enorme, agressivo, muito inteligente e se reproduz exponencialmente.
Testemunhas foram ouvidas e o rapaz acabou preso em flagrante pelo porte ilegal da arma e também por homicídio culposo, quando não há intenção. Infelizmente acidentes acontecem e, jamais recomenda-se um tiro sem antes se ter a certeza do alvo, é preciso tomar cuidado para se mitigar esse tipo de situação. Desejamos nossos sentimentos as família e amigos!
Durante a investigação da Polícia Civil e da Polícia Militar na última sexta-feira (14), foi identificado que o funcionário da vítima estava portando a arma, caçando javali, quando percebeu o vulto no milharal e atirou.
“Ele acreditava que era um animal, mas acabou atingindo o produtor, que morreu por conta do ferimento”, explica a polícia. Testemunhas foram ouvidas e o rapaz acabou preso em flagrante pelo porte ilegal da arma e também por homicídio culposo, quando não há intenção.
O animal não é uma praga apenas no Brasil, o Texas trava uma guerra contra esses animais a anos e vem utilizando a caça como uma prática de turismo na região para poder conseguir controlar a proliferação dos animais.
Mas por que caçar os javalis?
Para ser franco, porque eles precisam ser mortos. É isso mesmo. Onde quer que eles estejam presentes, se reproduzem tão rapidamente que é praticamente impossível controlar.
Alguns “defensores dos animais” e “ambientalistas de apartamento” insistem em dar palpites sobre o controle dos javalis, mas nunca saíram dos grandes centros urbanos para conhecer o problema de perto. O mundo real é um pouco diferente.
Confira no vídeo o tamanho desse animal e pense no estrago que ele causa a natureza:
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
O javali é uma ameaça ao meio ambiente e a lista de danos é extensa:
- Estraga as nascentes, sujando toda a água;
- Cava as encostas causando erosão;
- Come filhotes de animais como o veado, causando sério problema para a reprodução desta espécie nativa;
- Come ovos e filhotes de pássaros que nidificam no solo como o Inhambu, Uru, Macuco, Codorna e a Perdiz, causando baixas na população destes animais;
- Compete pelos alimentos que seriam naturalmente de Catetos, Queixadas, Quatis, Cotias, Pacas e outros;
- Prejudica as raízes das arvores frutíferas ao revirar todo o solo na base da planta;
- E outros danos.
Os javalis são animais devastadores para o meio ambiente. Esta é a principal razão pela qual o javali deve ser encarado como um problema ambiental muito sério. E como não há outra alternativa viável e eficaz para conter o avanço desses animais, a caça precisa ser incentivada pelo governo brasileiro igualmente como fazem as autoridades Europeias e Norte Americanas.