PC apreendem quase 240kg de carnes em mais uma fiscalização em açougues

Os policiais encontraram indícios da comercialização de carne suína adquirida de abatedouro sem registro, com suspeita de abater de forma clandestina.

Aproximadamente 238 quilos de produto de origem animal, entre carne bovina, suína, frango e linguiça, foram apreendidos em mais uma ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, realizada nesta terça-feira (17.01), em um açougue no bairro Jardim Santa Isabel, em Cuiabá.

A apreensão ocorreu durante a deflagração de mais uma fase da operação montada pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá para fiscalizar açougues suspeitos de comprarem carcaças e de fazerem a desossa e o acondicionamento de produtos cárneos em embalagens com a sua própria marca.

Os estabelecimentos investigados não possuem registro no órgão competente e, consequentemente, sem a adoção das técnicas de processamento previstas na legislação e do acompanhamento de fiscais do órgão.

No local, os policiais e fiscais encontraram indícios da comercialização de carne suína adquirida de abatedouro sem registro, havendo a suspeita de que se trata de animais de criadores locais abatidos de forma clandestina.

Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, os produtos de origem animal apreendidos terão que ser descartados pelo responsável pelo açougue, uma vez que não podem ser comercializados e nem utilizados para a alimentação humana por falta de inspeção.

“Foi instaurado procedimento investigatório para apurar se os produtos estavam impróprios para o consumo humano, podendo caracterizar crime contra as relações de consumo com pena de até 5 anos de prisão e multa”, disse o delegado.

Fonte: CenárioMT

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM