PBR COMBINE: Evento inédito no Brasil garante próxima geração de brasileiros na elite do esporte

O primeiro PBR Teams Combine realizado no Brasil trouxe representantes das 10 equipes da Liga para acompanhar de perto o talento dos jovens atletas brasileiros e é a garantia de que a próxima geração de competidores da Montaria em Touros do nosso país esteja na elite do esporte dos Estados Unidos

O PBR Teams Combine Brazil, realizado nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro na Fazenda Santa Martha, em Icém, interior de São Paulo, pode ter sido um ‘divisor de águas’ no esporte de Montaria em Touros no Brasil, garantindo que a próxima geração de atletas do nosso país trilhe um caminho vitorioso nas arenas norte-americanas.

A competição que aconteceu na sede da Cia. Paulo Emílio reuniu um seleto grupo de atletas brasileiros que são candidatos a vagas na PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes da PBR. Para isso, cada uma das 10 equipes da Liga enviou representantes para conhecer de perto os atletas e ver suas performances sobre o touro.

“Não tenho dúvidas de que a realização do Combine no Brasil é um marco importante para o nosso esporte, para os atletas brasileiros e as futuras gerações,” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor presidente da PBR no Brasil. “Foi uma honra poder receber os técnicos e representantes das equipes em nosso país, para que eles pudessem ver de perto o quão rico o Brasil é quando se trata de talentos de Montaria em Touros.”

Foram convocados para o PBR Teams Combine, 44 atletas brasileiros, entre os líderes dos principais Campeonatos do país e indicados pelas equipes. Além da montaria, os jovens competidores também passaram por testes físicos aplicados pelo diretor de desenvolvimento de atletas da PBR, Joe Ernst, que vem desenvolvendo um método exclusivo para testar atletas de Montaria em Touros.

Fotos: Alberto Gonzaga

“Historicamente nossos melhores atletas trilham um caminho no Brasil e depois vão para os Estados Unidos, em busca de chegarem à elite do esporte. Agora, com o PBR Combine, as equipes estão vindo ‘buscar’ os atletas em nosso país, e o que nos deixa mais felizes ainda é que o Brasil é um seleiro quase que inesgotável de jovens talentos,” completou Moraes, que é diretor de operações do Austin Gamblers no Brasil, equipe atual campeã da Liga.

O tricampeão mundial recepcionou uma verdadeira comitiva vinda dos Estados Unidos, entre representantes da própria Liga e das 10 equipes que fazem parte dela. Entre os nomes que vieram exclusivamente para o PBR Teams Combine estavam J.W. Hart, técnico principal do Kansas City Outlaws e eleito Melhor Treinador da Temporada 2024, juntamente com seu assistente técnico, o campeão mundial Guilherme Marchi, que tem um papel fundamental na equipe na preparação dos atletas.

Também estiveram presentes Paulo Crimber, técnico principal do Florida Freedom, o tricampeão mundial Silvano Alves, recém-promovido a assistente técnico do Nashville Stampede, que representou o bicampeão mundial Justin McBride e o tricampeão da PBR World Finals, Robson Palermo, assistente técnico do Carolina Cowboys, que representou a lenda Jerome Davis, técnico principal da equipe.

Completaram a lista:

  • Kody Lostroh, campeão mundial e técnico principal do New York Mavericks;
  • Chris Pantani, gerente geral do New York Mavericks;
  • Colby Yates, técnico principal do Arizona Ridge Riders;
  • Casey Lane, gerente geral do Arizona Ridge Riders;
  • Ross Coleman, técnico principal do Missouri Thunder;
  • Chris Dashney, gerente geral do Oklahoma Wildcatters;
  • Riley Lambert, gerente geral do Texas Rattlers.

Os representantes das equipes tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente e ver o desempenho dos atletas sobre os touros, além de descobrir novos talentos. Essa experiência foi fundamental para a definição dos candidatos ao Draft 2025, evento que acontece em maio, onde os times poderão escolher seus novos atletas seguindo uma ordem definida por sorteio, como ocorre na NBA e NFL.

Entre os destaques que chamaram a atenção das equipes está o atual líder do ranking nacional da PBR, Gustavo Luiz da Silva. Listado no Draft do ano passado, ele está elegível para ser contratado diretamente antes do Draft 2025. O jovem talento sul-mato-grossense, de apenas 19 anos, estreou na PBR no segundo semestre do ano passado e lidera o ranking tendo pontuado em todas as etapas que participou, com aproveitamento de 78% e mais de R$ 50 mil em premiação acumulada.

Fotos: Alberto Gonzaga

Assim como Gustavo Luiz da Silva, Vinícius Rodrigues e Winy Paulo dos Santos também já estão elegíveis para serem contratados e chamaram atenção das equipes no PBR Combine. Entre os novatos da PBR que despertaram interesse no Draft 2025 estão Eudimar Novais, Elzisclay Rodrigues e Jhon Carlos Moreira, que podem ser as primeiras escolhas do Draft.

Para o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes, não há dúvidas de que o Draft 2025 será dominado pelos brasileiros. “Nos três Drafts anteriores tivemos um grande número de brasileiros selecionados, e agora, com as equipes vindo aqui pessoalmente conhecer os candidatos, podemos acreditar que um número ainda maior de brasileiros será escolhido este ano.”

Desde que a PBR Team Series foi criada em 2022, mais de 40% dos competidores dos times são do Brasil. Atualmente, metade dos 76 atletas com contratos ativos na Liga são brasileiros. Em 2022, o Nashville Stampede conquistou o primeiro título da história da Liga com oito brasileiros entre os 12 atletas do elenco. Já em 2023, o Austin Gamblers se tornou campeão com um elenco de sete brasileiros, incluindo quatro titulares absolutos.

A Temporada 2025 da PBR Team Series acontece entre julho e setembro, contando com 13 eventos, sendo:

  • Um evento na casa de cada equipe da Liga;
  • Dois eventos em território neutro;
  • A grande final em Las Vegas.

A competição é disputada em partidas entre duas equipes, com cinco atletas representando cada time. O time que somar mais pontos nas cinco montarias vence a partida.

Cada evento conta com três rodadas, onde as equipes enfrentam adversários diferentes a cada dia. Na fase de classificação, os times se enfrentam três ou quatro vezes, somando pontos que definem as posições nos playoffs. Na Final da Temporada, o formato é de “mata-mata”, onde quem perde é eliminado até restarem apenas duas equipes na grande decisão pelo título.

Lançada em 2022 com oito equipes fundadoras, a PBR Team Series expandiu para 10 equipes em 2023. As 10 equipes são sediadas em mercados estratégicos nos Estados Unidos, atraindo mídia e torcedores para a Montaria em Touros:

  • Texas Rattlers (Fort Worth, TX)
  • Arizona Ridge Riders (Glendale, AZ)
  • Austin Gamblers (Austin, TX)
  • Carolina Cowboys (Greensboro, NC)
  • Florida Freedom (Sunrise, FL)
  • Kansas City Outlaws (Kansas City, MO)
  • Missouri Thunder (Springfield, MO)
  • Nashville Stampede (Nashville, TN)
  • New York Mavericks (New York City)
  • Oklahoma Wildcatters (Oklahoma City)

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM