Em relação à implantação das pastagens anuais de verão, os altos preços da adubação e das sementes têm causado preocupação.
De maneira geral, as pastagens anuais de inverno ainda ofertam quantidade boa de massa verde. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (29/9) pela Emater/RS-Ascar, a boa umidade do solo, devido à ocorrência de chuvas esparsas, aliadas à sequência de dias ensolarados, tem proporcionado condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas forrageiras.
Já as áreas com pastagens de aveia se aproximam do final do ciclo, com exceção dos locais onde foram estabelecidas mais tarde.
As pastagens nativas apresentam boa reação ao aumento do fotoperíodo e ao retorno das chuvas, e já se observa ampliação tanto da oferta quanto da qualidade da forragem para os rebanhos.
Porém, em algumas regiões, os acumulados de precipitação não foram significativos, e a falta de umidade reflete em pequena limitação no desenvolvimento das forrageiras nativas.
Muitos produtores realizam a ensilagem de excedentes de pastagens como forma de ampliar as reservas forrageiras, considerando as previsões de chuvas abaixo da média ao longo da primavera e no início do verão.
Em relação à implantação das pastagens anuais de verão, os altos preços da adubação e das sementes têm causado preocupação, destaca a instituição.
Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.