Local protege uma área aproximada de 240.611 hectares de Cerrado, com espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’água e rochas pré-históricas.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi fechado nesta quinta (26) por conta de um novo incêndio florestal.
O fogo teve início ontem (25) dentro do parque, próximo à Vila de São Jorge. Os visitantes, incluindo os que estavam na área de acampamento das Sete Quedas, foram retirados pela equipe da concessionária Parquetur.
Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários trabalharam no combate às chamas que foram controladas por volta da meia-noite. No dia de hoje, seguem os trabalhos de rescaldo e monitoramento na região.
De acordo com o ICMBio, ainda não há data para reabertura do parque. No início do mês, um incêndio já havia destruído 10 mil hectares do parque.
História do Parque
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
Criado em 1961, o local protege uma área aproximada de 240.611 hectares de Cerrado. No local, há espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’água e rochas pré-históricas.
Desde 2001, o local foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Fonte: Agência Brasil
VEJA TAMBÉM:
- Painéis solares, conta de luz e clima “resgatam” horário de verão 5 anos após seu fim
- Expogenética Nelore-MS, traz uma festa completa para o Parque de Exposições Laucídio Coelho
- Soja: preocupações renovadas com clima do Brasil sustentam Chicago
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.