Estimativa da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento é de aumento de 8% na produção em relação ao ciclo anterior.
O Paraná encerrou a colheita de cevada da safra de inverno 2023/24. A estimativa indica uma produção de 286 mil toneladas do cereal, um aumento de 8% em relação às 265,4 mil toneladas do ciclo anterior. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Ao todo, foram cultivados 78 mil hectares de cevada no Paraná, uma área 7% menor do que os 83,5 mil hectares da safra 2022/23, o que mostra um aumento da produtividade por hectare. Mesmo com incremento da produção, o resultado ficou longe das 340 mil toneladas estimadas no começo do ciclo, provocado pelas condições de tempo não favoráveis durante o desenvolvimento das plantas.
Os municípios prejudicados pelo tempo seco estão na região de Ponta Grossa que, apesar de ter superado a região de Guarapuava em área de plantio pela primeira vez, produziu menos. A regional de Guarapuava, por sua vez, manteve a hegemonia na produção da cevada, com aproximadamente 124 mil toneladas.
Em nota, o analista de cevada do Deral, Carlos Hugo Godinho, disse que a qualidade do cereal neste ano tende a ser melhor que na safra anterior. “Os primeiros indicativos dão conta de que haverá uma fração mais significativa de produto com padrão para fabricação de malte do que o obtido em 2023”, afirmou.
Ainda de acordo com o Deral, cerca de 30% da colheita do ano passado foram destinados para ração, por conta das chuvas excessivas, o que limitou a oferta da cevada paranaense para as indústrias. Como consequência, a importação chegou a 363 mil toneladas até outubro deste ano, volume bem acima das 165 mil toneladas importadas ao longo de todo o ano de 2023.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.