A Remad tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais.
O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.
Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia.
A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.
O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.
“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.
A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Os 5 melhores IA para editar PDF para edição inteligente de documentos em 2025
Descubra os 5 melhores editores para editar PDF IA em 2025 e aprenda como automatizar e otimizar sua edição de documentos A introdução da inteligência artificial pode mudar significativamente a abordagem ao trabalho com vários formatos de documentos digitais. Já existem soluções possíveis que podem editar PDF usando IA. Elas ajudam a corrigir texto, editar…
Continue Reading Os 5 melhores IA para editar PDF para edição inteligente de documentos em 2025
Deral: safra de soja 2025/26 no PR deve ser 5% maior
O rendimento médio esperado para esta temporada é de 3.815 kg/ha, superior aos 3.672 kg/ha registrados na safra anterior.
Continue Reading Deral: safra de soja 2025/26 no PR deve ser 5% maior
Plantio de soja na Argentina atinge 99,5% e de milho alcança 97,2%
A área com condição hídrica adequada ou ótima diminuiu de 67% para 64%. Já a área com condição hídrica regular ou de seca passou de 32% para 36%.
Continue Reading Plantio de soja na Argentina atinge 99,5% e de milho alcança 97,2%
Brasil mira mercado premium e aposta no leite de jumenta após intercâmbio com a China
Avanços das pesquisas brasileiras foram apresentados para estudantes da mais antiga instituição de ensino agrícola da China
MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Ao longo do ano, foram exportadas cerca de 978,4 mil toneladas da proteína, destinadas a 92 países, consolidando o estado como principal player nacional.
Campolina é o cavalo mais alto do Brasil e referência em marcha
Criada em Minas Gerais no século XIX, a raça Campolina combina porte imponente, marcha confortável e docilidade, consolidando-se como uma das mais emblemáticas do Brasil.
Continue Reading Campolina é o cavalo mais alto do Brasil e referência em marcha





