
Cerca de 85% das 13 milhões de toneladas métricas de potássio importadas pelos EUA no ano passado vieram do Canadá, quase todas transportadas por trem, de acordo com o USDA. Por isso, a paralisação de trens no Canadá pode afetar agricultura na América do Norte
CHICAGO/OTTAWA (Reuters) – A iminente paralisação das operações ferroviárias de carga em todo o Canadá interromperia a cadeia de suprimentos agrícolas da América do Norte, prejudicando os embarques de tudo, desde trigo até fertilizantes e carne.
A menos que acordos trabalhistas de última hora sejam firmados, tanto a Canadian National Railway quanto a Canadian Pacific Kansas City, um duopólio efetivo, fecharão quase todos os serviços ferroviários de carga no Canadá pela primeira vez à meia-noite de quinta-feira.
O Canadá é o maior exportador mundial de canola, usada em alimentos e biocombustível, e de fertilizante potássio, além de ser o terceiro maior exportador de trigo. Embora um “lockout” ou greve envolva diretamente 10.000 funcionários canadenses das ferrovias, e não os dos EUA, isso teria efeitos indiretos sobre a economia dos EUA devido às linhas ferroviárias que cruzam os países.
Cerca de três dúzias de grupos agrícolas norte-americanos, em uma carta conjunta aos governos dos EUA e do Canadá na segunda-feira, pediram que fossem tomadas medidas para evitar uma paralisação.
“O impacto de uma greve seria particularmente grave para os exportadores de commodities a granel tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, já que o transporte por caminhão não é uma opção viável para muitos transportadores agrícolas”, diz a carta, citando grandes volumes e grandes distâncias.
As operadoras ferroviárias disseram que os bloqueios começarão na quinta-feira. O sindicato Teamsters, que está exigindo melhores salários, benefícios e programação da equipe, emitiu um aviso de greve na quinta-feira para a CPKC.
A paralisação de trens no Canadá, interromperá os embarques de trigo de primavera dos EUA de Minnesota, Dakota do Norte e Dakota do Sul para o noroeste do Pacífico para exportação, disse Max Fisher, economista-chefe da National Grain and Feed Association.
A CPKC envia grãos das Dakotas e de Minnesota para os terminais de exportação da costa oeste via Canadá, de acordo com o governo dos EUA.
Os agricultores dos EUA ainda têm quase dois terços da safra de trigo da primavera para colher, informou o Departamento de Agricultura dos EUA na segunda-feira. As colheitas de soja, milho e canola ainda estão a algumas semanas de distância na América do Norte.
Os EUA exportaram 28,2 bilhões de dólares em produtos agrícolas no ano passado para o Canadá, o terceiro maior destino das exportações agrícolas, atrás da China e do México, segundo o USDA.
Os EUA importaram 40,1 bilhões de dólares em produtos agrícolas canadenses no ano passado, tornando o Canadá a segunda maior origem das importações agrícolas dos EUA, atrás apenas do México, informou a agência.
Cerca de 85% das 13 milhões de toneladas métricas de potássio importadas pelos EUA no ano passado vieram do Canadá, quase todas transportadas por trem, de acordo com o USDA.
Fonte: Reuters Presidente dos EUA Donald Trump prometeu implementar tarifas recíprocas aos países que taxam os produtos americanos. Nesse caso, taxa de 10% para produtos brasileiros. Continue Reading Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros Pesquisa do Cepea e CNA utiliza como fonte dados trimestrais do IBGE; agronegócio respondeu por 26,02% das ocupações totais do país, esse é o maior número registrado desde o início da série histórica Continue Reading Agronegócio bate recorde com 28 milhões de pessoas atuando no setor em 2024 Movimento defende que Plano Safra 2025/2026 garanta acesso a crédito rural para diminuir impacto de eventos extremos Anúncio das ações será feito pelo presidente Lula; A princípio, o programa será para apoiar produtores rurais indígenas de forma especializada para assessorar eles em suas plantações Continue Reading Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas Nos últimos dez anos, a produção de soja na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, apresentou um impressionante aumento médio de 114% Cada raça de cavalo tem características únicas, influenciadas pela linhagem, histórico e as condições em que vive, portanto, ao escolher um cavalo, é essencial considerar qual função ele exercerá, seja no esporte, no lazer ou no trabalho rural Continue Reading Top melhores raças de cavalo para lazer e equitaçãoTrump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
Agronegócio bate recorde com 28 milhões de pessoas atuando no setor em 2024
Resiliência às mudanças climáticas deve guiar investimentos na agricultura, avalia coalizão de ONGs e empresas do agro
Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas
Produção de soja no Matopiba deve registrar um crescimento anual de 11% na próxima década
Top melhores raças de cavalo para lazer e equitação