Ovos de galinha podem ajudar no combate ao câncer infantil

A equipe trabalhou com um paciente diagnosticado com um câncer pediátrico raro, que resistiu aos tratamentos convencionais.

Uma equipe de especialistas desenvolveu uma abordagem para encontrar tratamentos personalizados rápidos para crianças com câncer, cultivando seus tumores em ovos de galinha e analisando suas proteínas.

O estudo, publicado na EMBO Molecular Medicine, destaca o uso das proteínas como uma ferramenta complementar à genômica para encontrar tratamentos eficazes. Liderada pela University of British Columbia e pelo BC Children’s Hospital Research Institute, a equipe foi a primeira no Canadá a combinar essas técnicas para identificar e testar medicamentos em tempo real.

Conheça a cidade onde as vacas são maioria e moldam o dia a dia da população

A equipe trabalhou com um paciente diagnosticado com um câncer pediátrico raro, que resistiu aos tratamentos convencionais. Ainda que os testes genéticos não tenham identificado um tratamento específico, a análise das proteínas do tumor revelou uma vulnerabilidade metabólica associada à enzima SHMT2.

Para testar a eficácia do medicamento, os pesquisadores cultivaram o tumor em um ovo de galinha, criando um “avatar” do tumor para testar rapidamente as respostas ao tratamento. A abordagem em questão acelerou o processo de avaliação e mostrou que a sertralina desacelerou o crescimento do tumor, mas não o curou completamente.

“Embora haja mais trabalho a ser feito, este estudo mostra que nossa abordagem pode fornecer recomendações de tratamento personalizadas com rapidez suficiente para realmente ajudar pacientes com cânceres raros e difíceis de tratar”, disse o Dr. Philipp Lange, um dos autores do estudo.

Fonte: BossaNews Brasil

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM