Um fator-chave nos próximos meses será a produção de primavera da Nova Zelândia: ela tem o potencial de fornecer uma nova direção aos preços.
Os preços dos lácteos subiram pelo segundo leilão consecutivo do Global Dairy Trade (GDT) na semana passada, mas o júri ainda não sabe se os preços viraram uma esquina.
Nos últimos dois leilões do GDT, os preços do leite em pó integral (WMP) aumentaram em 5,3% e 4,6%, respectivamente, acima das mínimas de três anos e meio. Mas o economista sênior de agro da Westpac, Nathan Penny, ressalta que, embora o resultado positivo seja bem-vindo, os preços globais dos lácteos permanecem baixos. Em termos anuais, o preço do do leite em pó integral e os preços gerais ainda caíram 25% e 24%, respectivamente.
“Lembre-se também que os preços do leite em pó integral caíram 18% em relação a agosto. De fato, os preços do do leite em pó integral ainda estão cerca de 10% abaixo do nível do final de julho”, explica Penny.
Ele diz que ainda é difícil avaliar se os preços viraram uma esquina. “Para fazer essa chamada, precisaremos ver novos aumentos de preços ao longo de outubro e em novembro. De fato, os recentes aumentos de preços podem ter mais a ver com o fato de que os preços baixos trouxeram os compradores de volta ao mercado do que qualquer mudança ou melhoria fundamental na demanda global de lácteos.”
Um fator-chave nos próximos meses será a produção de primavera da Nova Zelândia: ela tem o potencial de fornecer uma nova direção aos preços. Nesta conjuntura e dado que a produção da primavera de 2022 foi fraca, Penny antecipa algum aumento em termos anuais.
“No entanto, isso provavelmente será moderado pelo fato de que as pressões de fluxo de caixa provavelmente significarão que os produtores compram menos ração e outros insumos”, acrescenta. “Ao mesmo tempo, continuamos monitorando os desenvolvimentos na China em busca de sinais de uma recuperação na demanda por lácteos.”
Penny disse que, até agora, houve poucos desenvolvimentos dignos de nota. “Como resultado, continuamos esperado que a demanda não melhore até o final de 2023, no mínimo, mas mais provavelmente no novo ano.”
O economista sênior da ASB, Chris Tennent-Brown, observa que, embora seja agradável ver os preços se recuperarem ainda mais, o banco permanece cauteloso sobre as perspectivas. Ele ressalta que os preços estão saindo de mínimas de três anos e meio. Tennent-Brown ainda acredita que uma recuperação sustentada da demanda chinesa é um precursor necessário para uma recuperação substancial dos preços. “Nessa frente, foi agradável ver um aumento significativo na quantidade do do leite em pó integral comprado pela China neste evento.”
Fonte: Rural News
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.