Os criadores de gado receberam novos apelos para vigilância em relação a possíveis surtos de língua azul

O aumento dos casos tem gerado preocupações adicionais sobre os impactos econômicos e de saúde pública associados à doença.

A Agência de Saúde Animal e Vegetal (Apha) lançou um alerta para um aumento acelerado de casos da cepa BTV-3 da língua azul na Europa. O rápido surgimento da doença, que afeta principalmente bovinos e ovinos, tem preocupado as autoridades de saúde animal e os criadores de gado.

Desde maio de 2024, mais de 4.000 novos casos foram registrados no norte da Europa, incluindo na Holanda, Alemanha, França, Luxemburgo e Dinamarca. A cepa BTV-3, conhecida por sua alta virulência, tem se espalhado rapidamente, levando a Apha a emitir recomendações urgentes para intensificar a vigilância e os controles de saúde nos rebanhos.

7 profissões para quem quer trabalhar no campo

A língua azul é uma doença viral transmitida por insetos vetores, que pode causar febre alta, úlceras na boca e dificuldade para engolir nos animais afetados. O alerta é um chamado para que os criadores redobrem a atenção e implementem medidas preventivas rigorosas para conter a disseminação da doença e proteger a saúde de seus rebanhos.

O aumento dos casos tem gerado preocupações adicionais sobre os impactos econômicos e de saúde pública associados à doença. A Apha enfatizou a importância da vacinação e monitoramento constante para mitigar os riscos e minimizar os danos causados pela língua azul.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM