Pra quem depende do uso de estradas rurais sabe que não é qualquer carro que aguenta o batidão, por isso confira quais são os melhores carros para terra
Quem precisa enfrentar a estrada de terra quase todos os dias deve contar com um carro que atenda suas necessidades. Pode ser um modelo mais robusto, como a Saveiro, ou mais compacto, desde que rode bem nas estradas rurais.
Assim, antes de realizar a compra do veículo é indicado conhecer melhor todos aqueles que se adaptam bem a esta rotina. Geralmente os carros “off-road” trazem alguns itens extras que permitem maior estabilidade e segurança ao dirigir.
Além disso, são carros mais altos, que melhoram a visibilidade do condutor e não ficam próximos ao cascalho, elemento comum na estrada de terra. Se você está pensando em adquirir um carro com este intuito, veja quais são os melhores modelos:
1. Fiat Palio Weekend Adventure
Uma evolução do Palio Weekend, que não havia sido pensado para a estrada de terra, essa versão Adventure tem conquistado muitos brasileiros. Inclui uma tecnologia que ajuda a impedir que as rodas fiquem presas em buracos.
O preço é bastante atraente, mas o espaço interno tem sido uma das principais críticas dos compradores.
- Motorização: 1.7
- Consumo na estrada: 7,5 km/l – Álcool / 11,1 Km/l – Gasolina
- Câmbio: Manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: hidráulica
2. Renault Duster
Considerado um dos veículos mais baratos do Brasil na categoria 4×4, o Renault Duster agrada a maioria dos condutores. Desde 2016 o modelo foi reformulado e ganhou um design mais atraente.
O espaço interno também não deixa a desejar e sua lataria vem com proteções. Assim, o carro se torna uma ótima opção para a estrada de terra.
- Motorização: 1.6
- Consumo na estrada: 7,8 Km/l – Álcool / 11,2 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: elétrica
3. Ford EcoSport
Além da qualidade de direção na estrada de terra, o que chama a atenção dos motoristas neste modelo é o preço do seguro e da assistência técnica, que está dentre os mais baixos. Também é considerado muito bom para viagens mais longas.
- Motorização: 1.5
- Consumo na estrada: 9 Km/l – Álcool / 13,1 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: elétrica
4. Renault Sandero Stepway
Apesar de ainda carregar o nome de seu irmão mais simples, o Sandero Stepway hoje tem o seu própria espaço, sendo conhecido como a linha Stepway, exclusiva para a estrada.
Dentre os principais destaques estão o porta-malas espaçoso e o próprio espaço interno, que permite que todos os passageiros viagem confortáveis tanto nos bancos de trás quanto nos da frente.
- Motorização: 1.6
- Consumo na estrada: 9,1 Km/l – Álcool / 13,1 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: eletro-hidráulica
5. Jeep Renegade
O Jeep já é uma marca conhecida por oferecer veículos equipados para quem vai enfrentar as estradas de terra. A versão Renegade é uma das menores, mas ainda assim robusta e pronta para enfrentar o que der e vier.
É um dos campeões de venda e conta com um design marcante. Além disso, os faróis de neblina e o controle da velocidade nas descidas são dois itens que são muito elogiados pelos condutores.
- Motorização: 1.7
- Consumo na estrada: 8,6 Km/l – Álcool / 12,2 Km/l – Gasolina
- Câmbio: automático com modo manual – 6 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: elétrica
6. Toyota Hilux
Com uma versão com cabine dupla, a Hilux está sempre pronta para cair na estrada. Seu design é moderno e o veículo tem um ótimo custo-benefício. As rodas são aro 17’’ e o modelo vem com protetor de caçamba.
O espaço interno também é agradável e confortável, incluindo porta-copos entre os bancos dianteiros. Outro destaque é o motor, considerado forte e econômico.
- Motorização: 2.7
- Consumo na estrada: 5,6 Km/l – Álcool / 8 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: traseira
- Direção: hidráulica
7. Volkswagen Saveiro Cross
Uma picape leve que já ganhou vários prêmios, assim podemos descrever a Saveiro. Oferece boa estabilidade na pista e tem alguns itens considerados práticos, como o assistente de partida em subida.
Se o objetivo é realizar o transporte de cargas, o modelo também é uma boa opção, já que vem com caçamba. Seu design também é bonito, tanto internamente quanto externamente.
- Motorização: 1.6
- Consumo na estrada: 8,6 Km/l – Álcool / 12,1 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: hidráulica
8. Fiat Doblò Adventure
Ideal para quem vai precisar de bastante espaço, afinal, além de ser ótimo para a estrada de terra, o Doblò também é uma minivan. Apesar de ser um pouco mais caro, seu porta-malas é enorme e há a possibilidade de transportar até sete passageiros.
O sistema Adventure Locker também é parte do veículo, que também tem suspensão elevada.
- Motorização: 1.7
- Consumo na estrada: 6,6 Km/l – Álcool / 9,6 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 5 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: hidráulica
9.Chevrolet Onix Activ
O Onix é uma boa opção para quem pretende circular com frequência entre a cidade e a zona rural. Enfrenta bem as estradas de terra e tem suspensão elevada, além de pneus maiores.
- Motorização: 1.4
- Consumo na estrada: 9,4 Km/l – Álcool / 13,8 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 6 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: elétrica
10. Volkswagen CrossFox
A divulgação deste modelo não mentiu quando disse que era um carro “compacto para quem vê e gigante para quem anda”. A ideia era trazer um misto dos aventureiros com os compactos e o resultado deu muito certo.
O CrossFox vem com quebra-mato no para-choque frontal, suspensão elevada e pneus ideais para a estrada o off-road. Também tem um preço bastante atraente, sendo indicado para quem deseja gastar um pouco menos.
- Motorização: 1.6
- Consumo na estrada: 9,2 Km/l – Álcool / 13 Km/l – Gasolina
- Câmbio: manual – 6 marchas
- Tração: dianteira
- Direção: elétrica
Todos esses modelos de carros são perfeitos para a estrada de terra. Para fazer sua escolha é indicado verificar o consumo, se você deseja ter câmbio manual ou automático e, principalmente, identificar qual será o uso do veículo.
Quem pretende apenas viajar com a família pode precisar do porta-malas espaçoso, agora se o objetivo é fazer o transporte de cargas, o melhor é optar pelo veículo que tem caçamba.
Artigo por Carlos Eduardo Moria