Os 10 municípios com mais cabeças de gado do Brasil

A pecuária de corte oferece emprego e alavanca renda do município e região; dados foram publicados no Beef Report 2022 pela Abiec

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) publicou o Perfil da Pecuária do Brasil 2022 o Beef Report 2022. A publicação revela quais são os municípios com mais cabeças de gado no Brasil e mostra como a pecuária de corte além de oferecer emprego, auxilia a alavancar a renda do município e região em que ela está situada.

São Félix do Xingu, localizado no estado do Pará, é o município brasileiro com maior rebanho bovino. Com mais de 1,9 milhões de cabeças, o município tem a pecuária de corte como principal atividade econômica.

Boas práticas de manejo de gado
Foto: Divulgação

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é o segundo do ranking, com mais de 1,4 milhões de cabeças de gado. Situada na margem direita do rio Paraguai e também na tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, Corumbá possui um dos mais importantes portos fluviais do país e é considerado um importante pólo de desenvolvimento da região.

Em terceiro lugar está Marabá, município localizado no Pará com 1.038.332 cabeças e em seguida Porto Velho, em Rondônia com 1.036.484 cabeças. Um fato interessante que o relatório da Abiec apresenta é que no ano de 2001, Marabá possuía pouco mais de 177 mil cabeças, enquanto Porto Velho tinha um rebanho de mais de 250 mil cabeças e, quase 20 anos depois, um município não apresenta quantidade de gado superior ao outro como esperado.

@flavia_zanelatti

Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso na divisa com a Bolívia, é o quarto no ranking com maior rebanho bovino do Brasil. São mais de 989 mil cabeças de gado no município que foi a primeira capital do Estado de Mato Grosso. Cáceres, também no Mato Grosso fica na quinta posição com 920 mil cabeças.

Novo Repartimento no Estado do Pará partiu das 130 mil cabeças no ano de 2001 para o rebanho total de 877 mil atualmente, ficando em sexto lugar no ranking nacional. O oposto do que aconteceu com Ribas do Rio Pardo, distante a cerca de 100 km da capital do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.  No ano de 2001 o município tinha um rebanho superior a um milhão de cabeças, e agora está em sétima posição com pouco cerca de 850 mil animais.

Juara no Mato Grosso é o oitavo na lista com aproximadamente 792 mil cabeças, seguido de  Juína, também no Mato Grosso, com praticamente 678 mil cabeças, ocupando a nona posição.

Em décimo lugar no ranking dos municípios com maior número de gado do Brasil está Nova Crixás, Estado de Goiás com 674 mil cabeças.

Segundo os dados do relatório, que teve mudança na sua forma de quantificar o rebanho nacional, em 2021 o rebanho brasileiro ficou estimado em 196,47 milhões de cabeças de gado, com um abate de 39,14 milhões de cabeças, e uma área de pastagens de 163,1 milhões de hectares. Além disso, o volume de carne produzida foi de 9,71 milhões de toneladas de carcaça equivalente (TEC).

E, desse total, 25,51% ou 2,48 milhões TEC foram exportadas, enquanto 7,24 milhões TEC, o equivalente a 74,49% ficaram no mercado interno.

Movimenta a economiaDe acordo com a pesquisa, o movimento da pecuária de corte em 2021 foi de R$ 913,14 bilhões. Esse volume inclui todos os negócios e movimentações relacionados à cadeia, incluindo desde valores dos insumos utilizados na pecuária, passando por investimentos em genética, sanidade animal, nutrição, exportações e vendas no mercado interno.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM