Os 10 cruzamentos animais incríveis que vão te “assustar”

Esses cruzamentos animais enfrentam várias dificuldades, como a diferença no número de cromossomos e a incompatibilidade genética, que muitas vezes resultam em animais inférteis. Mas, quando bem-sucedidos, esses híbridos podem apresentar características únicas e fascinantes.

No fascinante mundo animal, os cruzamentos híbridos são uma área de estudo intrigante, que busca unir espécies diferentes para criar novos tipos de animais. Esses cruzamentos enfrentam várias dificuldades, como a diferença no número de cromossomos e a incompatibilidade genética, que muitas vezes resultam em animais inférteis. No entanto, quando bem-sucedidos, esses híbridos podem apresentar características únicas e fascinantes.

Esqueça o Ligre (Leão x Tigresa), o Tigreão (Tigre x Leoa) ou o Urso Golar (Urso Polar x Urso Marrom), hoje nós vamos falar dos animais domésticos híbridos, aqueles que, se você quiser, pode criar uma manada deles. Claro, se eles forem permitidos no seu país.

Vamos os 10 cruzamentos animais incríveis que vão te “assustar”

Beefalo

Um dos animais mais comuns do que você imagina, é fruto do cruzamento entre um Bisão Americano e um bovino doméstico comum. Este cruzamento, de forma não intencional, foi registrado em 1749, 100 anos antes de fazendeiros começarem a realizar cruzamentos intencionais em seus animais. Mesmo sendo um híbrido, tanto o macho quanto a fêmea são animais férteis e podem se reproduzir normalmente. Uma outra curiosidade é que sua carne tem muitos fãs espalhados por aí, sendo a carne apresentada pela Merril Cattle Co. durante o American Royal Steak Competition como o melhor steak no ano passado.

Dzo

Dzo é um híbrido tibetano, feito através do cruzamento entre yaks e bovinos comuns. As fêmeas obtidas por esse cruzamento são inférteis, e os machos são férteis. São animais muito fortes e normalmente utilizados como animais de transporte, carregando equipamentos até os acampamentos base junto ao Monte Everest.

Fonte: Flickr

Zubron

Cruzamento entre bovino comum e um “Wiset”, o bisão das florestas da Europa. O “Wiset” já esteve em perigo de extinção, mas através de alguns trabalhos de preservação, foi possível salvá-lo. Após a 1ª Guerra Mundial, alguns produtores acreditavam que o Zubron poderia futuramente ocupar um maior espaço na pecuária, já que eram mais resistentes a doenças e mais longevos. Mas na década de 1980, os projetos foram acabando devido à falta de interesse de produzir Zubrões em grandes rebanhos.

cruzamentos animais
Fonte: Wikicommon

Cama

Com certeza esse é um cruzamento quase inimaginável: Camelo x Lhama, mas o Cama é o resultado dessa hibridação. Como o camelo pesa seis vezes mais que uma lhama, esse tipo de cruzamento só é possível através de inseminação artificial por pesquisadores do Dubai’s Camel Reproduction Center. A intenção era verificar se duas espécies separadas há 30 milhões de anos seriam capazes de serem unidas através da inseminação artificial.

Yakalo

É o cruzamento entre um Yak e um búfalo. Foi registrado o nascimento do animal resultante desse cruzamento em 1926, pelo Lyon County Reporter. Apesar de sua carne ter sido considerada muito saborosa, o cruzamento não foi adiante.

cruzamentos animais
Fonte: acervo University of Alberta

Cabrovelha

O cruzamento entre caprinos e ovinos é extremamente raro, e constantemente pesquisado através de trabalhos realizados em todo o mundo. O nascimento de alguns animais já foi registrado, mas não é algo fácil de acontecer, pois o número de cromossomos de ovinos e caprinos é bem diferente, ovinos (2n = 54) e caprinos (2n=60). Em 1993, foi registrado o nascimento de um “cabrovelha” macho em Botswana (África), que era um híbrido com 57 cromossomos.

Javaporco

O Javaporco é uma subespécie resultante do cruzamento do porco doméstico (Sus scrofa domesticus) e o javali (Sus scrofa). Tem hábitos noturnos e vive em grupos. Sua caça foi liberada pelo IBAMA desde 2013, mas é necessário que o produtor obedeça algumas regras e faça alguns registros antes de começar a caça, lembrando que todo e qualquer crime ambiental é passível de punição.

cruzamentos animais

Mula e Burro

Originada do cruzamento entre um jumento e uma égua. São híbridos inférteis, mas que com a tecnologia reprodutiva de hoje, utilizam mulas como receptoras (“barrigas-de-aluguel”) para embriões de equinos. São muito fortes e têm uma inteligência peculiar, características que fizeram muita gente se apaixonar por esses animais. Hoje, no Brasil, o mercado para compra e venda de muares representa uma grande fatia do mercado da pecuária.

Encontro Nacional de Muladeiros
Mula Monique

Bardoto e Bardota

É o cruzamento contrário do que acontece quando se faz uma mula ou um burro. O Bardoto é resultado do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta. Da mesma forma que as mulas e burros, eles são estéreis, portanto não podem se reproduzir.

Abelhas Africanizadas

Resultado de um experimento realizado pelo grande pesquisador Dr. Warwick Kerr, em 1956, com abelhas-rainhas que ele trouxe da África para o Brasil, com a intenção de aumentar a produção de mel do Brasil. Ele desenvolveu um novo tipo de espécie de abelha, denominada “africanizada”, feita por meio de um híbrido das espécies europeia e africana, mais dócil e grande produtora de mel.

cruzamentos animais
Fonte: Flickr

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM