A operação resultou na apreensão de uma carga de 240 sacas de café conilon em grãos crus, por estar acompanhada de documento fiscal inadequado.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, neste mês de agosto, uma operação especial de fiscalização no mercado cafeeiro do Estado. Com o objetivo de verificar a regularidade fiscal, combater a sonegação de impostos e a concorrência desleal, auditores fiscais visitaram um total de 38 empresas de comércio atacadista de café em grão, localizadas nas regiões noroeste, nordeste, sul e Metropolitana.
A operação resultou na apreensão de uma carga de 240 sacas de café conilon em grãos crus, por estar acompanhada de documento fiscal inadequado. O caminhão seguia para Linhares, mas a NFA-e que o acompanhava indicava que a entrega ocorreria no endereço de uma das empresas bloqueadas na operação, em Alto Rio Novo. Diante da irregularidade, foi lavrado auto de infração no valor de R$ 80.151,17.
Entre as empresas visitadas, 12 apresentaram inconsistências por não se encontrarem exercendo suas atividades no endereço cadastrado na Sefaz e tiveram as inscrições bloqueadas para emissão de documentos fiscais até que solucionem as pendências.
A auditora fiscal e supervisora da Subgerência Fiscal da Região Noroeste, Herculina Alencar Silva, ressaltou que as demais 26 empresas fiscalizadas foram localizadas atuando regularmente em seus endereços cadastrais. “Essas empresas serão auditadas por meio de desdobramentos futuros da operação”, esclareceu.
“O objetivo da Sefaz com ações como essa é o de promover a regularidade fiscal, o que se faz ainda mais necessário quando se trata de alimentos. A Receita Estadual busca assegurar a procedência dos produtos, trazendo mais segurança para o consumidor final”, destacou o auditor fiscal e gerente de Fiscalização da Sefaz, Lucas Calvi.
Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
Al Khaleej Sugar investe na Bahia e projeta transformar o estado em um dos maiores polos de exportação de açúcar e produção de bioenergia do mundo, com geração de 50 mil empregos e foco em inovação sustentável.
Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Segundo a acusação, homem esmagou ninhos e atropelou animais ao abrir uma via rural ao lado de uma reserva. Apesar da pena, pecuarista deve ficar em liberdade.
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
O evento destacou 60 produtoras e reuniu 1,6 mil cafeicultoras de todo o Brasil durante a Semana Internacional do Café, contando com a presença de embaixadores como Padre Fábio de Melo e Simone Mendes. Confira as campeãs e os detalhes da 7ª edição concurso Florada Premiada da 3 Corações.
Empresa de nutrição animal é interditada após suspeita de uso de inseticida proibido em suplemento para bois
Durante as análises, foi identificada uma quantidade de inseticida 10 vezes acima do limite permitido por empresas autorizadas.
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
O suprimento limitado mantido pelos fabricantes de farinha reduz a proteção contra qualquer déficit de produção que possa desencadear uma alta nos preços mundiais.