Selecionamos dicas para inovar nos cortes, brincar na montagem e investir nos acompanhamentos para deixar a festa mais barata e ainda deliciosa.
Quem ama churrasco e já começou a organizar a festa do dia primeiro de janeiro – época em que muito frequentemente as carnes são a pedida mais comum – pode encontrar alguns obstáculos nos preços. Isso porque, nos últimos meses, a inflação da carne atinge todo o país e pede substituições viáveis.
Apesar de exigir algum jogo de cintura na hora da compra, porém, a mudança dos preços não é determinante para impedir o sucesso da sua festa. Para ajudar a encontrar opções baratas e salvar o primeiro churrasco do ano, o iG Receitas separou algumas sugestões do churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas no Youtube.
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 1: Bananinha
Ainda pouco frequente nos churrascos brasileiros, a carne é uma opção válida e saborosa. “Ele é retirado entre os ossos do contrafilé. É um corte barato em relação a outros cortes como o próprio contrafilé”, garante Almiro.
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 2: Espetinhos
Uma dica para organizar porções mais econômicas são os espetinhos, que além da carne podem ganhar um sabor extra com combinações de pimentões e cebola branca e roxa, por exemplo. Entre os cortes mais usados para a montagem estão a alcatra e o coxão mole, opções econômicas e versáteis que também podem ser assadas no espeto tradicional.
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 3: Linguiça toscana
Clássica do início da festa, a linguiça toscana é muito querida pelos paladares brasileiros. Além do preparo rápido e super fácil, a popularidade desta linguiça também está no preço.
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 4: Pernil em cubos
Para quem não abre mão da carne suína, a sugestão do churrasqueiro é o pernil – que deve ser comprado em cubos já no açougue . Saboroso e suculento, o corte sai bem mais barato do que o lombo suíno, por exemplo, e não decepciona no churrasco.
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 5: Filé de frango
Uma sugestão que pode surpreender! De acordo com Almiro, o segredo está no fato de que “o filé rende muito mais do que outras opções mais baratas como a asinha”. Uma sugestão de tempero é mariná-lo no limão antes de levar à grelha, o que garante um sabor harmônico.
- ‘Recuperação judicial não é a salvação do produtor rural’, alerta especialista
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
Como salvar o churrasco do Ano Novo # 6: Pão de alho
Democrático para os vegetarianos e amado por todos, o pão de alho não poderia ficar de fora do churrasco , não é mesmo? Além de econômica, esta opção serve perfeitamente como acompanhamento, garantindo a porção de carboidratos para completar a dieta dos mais famintos.
Fonte: Receitas IG