A maior temperatura registrada em 2025 até agora foi de 41,8 °C, em MS, no dia 10 de janeiro
O Brasil está enfrentando uma onda de calor intensa, com temperaturas que ultrapassam os 40 °C em diversas regiões do país. Conforme o monitoramento da Climatempo, as áreas mais afetadas incluem o oeste do Rio Grande do Sul, próximas à fronteira com a Argentina, e o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, na região limítrofe com o Paraguai.
A onda de calor não se limita a essas localidades, sendo observada também em grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, extremo oeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, as temperaturas podem chegar a até 38 °C, aumentando o impacto no cotidiano da população e nas atividades econômicas locais.
Recorde de temperatura em 2025
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura registrada até agora em 2025 foi de 41,8 °C, em Porto Murtinho (MS), no dia 10 de janeiro. Esse número se destaca, sendo um dos maiores já observados no início do ano.
Causas da onda de calor
O calor extremo que o Brasil está experimentando é causado pela dificuldade das frentes frias de avançarem para o norte da Argentina e Uruguai. Isso ocorre devido aos ventos intensos nos níveis superiores da atmosfera, que impedem o avanço do ar frio. Sem a chegada dessas massas de ar polar, uma bolha de ar quente se formou, resultando na intensificação das temperaturas tanto no Brasil quanto em países vizinhos.
Essa situação climática tem gerado preocupação, principalmente em setores como a agricultura e a pecuária, que dependem de condições climáticas mais amenas para o desenvolvimento das atividades.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Nova Toyota Hilux 2026 será híbrida e quer dominar o mercado; veja o design
- Fazendas na Flórida são opção para agricultores brasileiros; veja preços
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.