Um sistema de alta pressão ganhará força, marcando o início de uma onda de calor que se estenderá nos próximos dias, elevando significativamente as temperaturas em diversas regiões; confira
A partir desta quinta-feira (14), os meteorologistas alertaram para uma intensificação da irregularidade das chuvas nas principais regiões produtoras do país. Um sistema de alta pressão ganhará força, marcando o início de uma onda de calor que se estenderá nos próximos dias, elevando significativamente as temperaturas em diversas regiões.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que se afastou do oceano começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul. Essa condição contribui para o predomínio de um ar seco e quente, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba.
O modelo Cosmo do Inmet revela a formação de nuvens na faixa oeste do Brasil, diminuindo a possibilidade de chuvas, porém de forma irregular e com volumes baixos. A Climatempo reforça o alerta para poucas pancadas de chuva em algumas áreas específicas, como parte centro-oeste e norte do estado de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, serra e noroeste do estado do Rio de Janeiro. Eventuais pancadas de chuva passageiras também podem ocorrer em Vitória, centro sul do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce (MG).
Além da irregularidade das chuvas, a massa de ar seco e quente prevista para os próximos dias contribuirá para a redução da umidade em grande parte do país. A Climatempo emite alerta para baixa umidade nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba nesta quinta-feira, com destaque para pontos críticos em Goiás, oeste da Bahia e Tocantins.
Máximas de quinta-feira (14) das capitais em alerta
Brasília (DF): 32°C
São Luís (MA): 34°C
Belo Horizonte (MG): 33°C
Curitiba (PR): 31ºC
Rio de Janeiro (RJ): 33ºC
Porto Velho (RO): 32ºC
São Paulo (SP): 33ºC
Salvador (BA): 32ºC
Vitória (ES): 32ºC
Cuiabá (MT): 39ºC
Goiânia (GO): 35ºC
Campo Grande (MS): 36ºC
Teresina (PI): 37ºC
Porto Alegre (RS): 35ºC
Florianópolis (SC): 30ºC
Palmas (TO): 34ºC
(Dados do Inmet das 16h)
⚠️ #Atenção: Previsão de onda de calor, a partir de quinta-feira (14) até o próximo domingo (17), em áreas do TO, RO, MA, PI, BA, ES, RJ, SP, MG, PR, SC, RS, MT e em todo o estado de MS, GO e DF.
? Confira o aviso laranja (perigo) ? https://t.co/xpgUpXuxTt
+? pic.twitter.com/TEP8l4QHGC— INMET (@inmet_) December 12, 2023
Tempestades
No próximo domingo, espera-se um aumento significativo nas temperaturas durante a tarde em grande parte das regiões. A chegada próxima de uma frente fria, impulsionada pela influência do vento quente e úmido vindo do noroeste, provavelmente resultará em tempestades na região Sul do Brasil.
Segundo informações do Inmet, a segunda-feira (18) marcará o início da semana com temperaturas mais amenas, acompanhadas por um aumento na umidade e uma mudança na direção dos ventos, passando de sul para sudeste.
Com a combinação de ondas de calor e redução da umidade, as autoridades recomendam precauções adicionais, como a ingestão adequada de líquidos, proteção contra a exposição prolongada ao sol e cuidados com possíveis focos de incêndio, devido às condições prejudiciais ao ressecamento da queimadura.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.