Onça pintada é morta a tiro e exibida pela cidade; Absurdo

Filhote de onça-pintada é morta e exposta como “troféu” no Maranhão; De acordo com a Polícia, um homem suspeito de ter matado o animal foi identificado, mas até o momento, não foi localizado.

Uma onça-pintada foi encontrada morta nesse domingo (23), na zona rural de Lago da Pedra, cidade localizada a 307 km de São Luís. A Polícia Civil investiga o caso. A onça está dos animais que estão em extinção , segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama).

De acordo com a polícia, um homem suspeito de ter matado o animal foi identificado, mas até o momento, não foi localizado. O suspeito foi rastreado por meio da identificação do veículo que foi usado para transportar a onça-pintada.

As imagens da onça morta na garupa da moto foram divulgadas nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, suspeito do crime ambiental foi identificado, mas até o momento, não foi localizado. Pela Lei de Crimes Ambientais, é proibido matar, perseguir, caçar e apanhar animais selvagens, sob pena de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa.

Em nota, a Polícia Civil informou que uma intimação foi entregue e o suspeito tem até às 15h, desta segunda-feira (24), para se apresentar na Delegacia de Lago da Pedra. Um verdadeiro absurdo, um animal que não é autorizado a caça e que, ainda por cima, está em extinção. A morte de um animal desses causa um grande desequilíbrio ambiental na região.

Em outubro do ano passado, no mesmo Estado, uma onça-preta, também ameaçada de extinção, foi morta dentro da área indígena Arariboia. onça-preta morta nos braços do caçador exibido nas redes sociais e um vídeo da revolta. Três pessoas foram presas pelo crime. Com um dos presos foi encontrado o couro do animal, duas espingardas, munição calibre 20mm, pólvora e material utilizado na caça de animais silvestres.

Ressaltamos, mais uma vez que a onça-pintada está na lista dos animais que estão em extinção segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por tanto, ações como essas devem ser inibidas pela população e órgãos ambientais, afim de garantir o direito a vida e preservação do ecossistema brasileiro.

Biodiversidade e a sua relação com o ataque das onças ao rebanho

Uma câmera de segurança instalada em uma mata na Fazenda São José que fica a 54 quilômetros Aquidauana, flagrou uma onça-pintada em uma de suas aparições mais raras. No vídeo o animal de grande porte, uma onça matando um bezerro que ela se alimentou na propriedade.

Com o avanço da ocupação de reservas ambientais e a menor oferta de alimentos nas florestas, o número de casos de onças em lavouras e pastagem vem aumentando ano a ano no país e tem preocupado tanto produtores rurais quanto ambientalistas. No ano passado, onças-pintadas (Panthera Onca) abateram 1.831 bezerros de uma das maiores fazendas agropecuárias do país, a Roncador, que fica em Querência (MT). Em 2019, haviam sido abatidos mais de 900 animais.

Pelerson Penido Dalla Vechia, o dono da fazenda de 147 mil hectares, sendo 72 mil hectares de mata nativa ou área de preservação, diz que o aumento de mortes de bezerros é um indicador da qualidade da biodiversidade das matas da propriedade porque a onça está no topo da cadeia alimentar.

Onça aproveita banquete

Conforme o site O Pantaneiro as imagens foram feitas depois que os pões da fazenda encontraram o bezerro morto, durante o manejo do gado. Como o bovino havia sido arrastado para o meio da vegetação, eles deduziram que ele teria sido atacado por uma onça que ainda poderia estar na região.

Para flagrar e conseguir gravar o vídeo acima, o banquete do felino, um dos guias turísticos da fazenda onde também funciona a Pousada Aguapé, instalou uma câmera próximo ao animal morto. A pousada é uma das opções do ecoturismo na região.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM